mulher-bebendo-isotonico-em-academia-size-620

As bebidas energéticas estão presentes nas baladas e academias. Com objetivo de reduzir a sensação de cansaço e sonolência e ajuda o organismo na produção de energia.  O elixir dos energéticos é a cafeína, estimulante do sistema nervoso central que é um de seus principais ingredientes. Quando chega no córtex cerebral, a cafeína inibe a ação de um neurotransmissor do sono, chamado adenosina, que, entre outras coisas, diminui a freqüência cardíaca.

Uma dica para alcançar um efeito estimulante, a cafeína deve ser consumida em uma proporção do Peso corporal da pessoa vezes três. Exemplo: um homem de 70 kg tem que consumir, no mínimo, 210 mg de cafeína para sentir os efeitos da substância de maneira perceptível.

1 LATA DE 250 ML DE ENERGÉTICO EQUIVALE A: 
50 ml de café
200 ml de chá preto
600 ml de Coca-Cola

Mas fique atento com os efeitos colaterais dessa bebida:

  • Usar energéticos diariamente além de tirar o sono, essas bebidas, ao reduzirem a absorção de cálcio pelo organismo, podem resultar futuramente em uma osteoporose.
  •  Existe pessoas que sofrem de insônia, taquicardia e ansiedade depois de bebê-la, efeito da intoxicação por cafeína.
  • Pode causar  dor de cabeça, sensação de ansiedade, palpitação.
  • A cafeína pode acelerar a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, podendo causar câimbras.
  • O consumo em excesso causa danos ao esmalte dos dentes, deixando eles mais sensíveis e propensos a se deteriorar.

energeticos

Existe também as bebidas isotônicas que tem como objetivo repor líquidos, eletrólitos e carboidratos. Que são usadas como restauradoras do equilíbrio do organismo.

Essas bebidas são de extrema importância para atletas, principalmente em atividades físicas prolongadas. Em provas com mais de três horas de duração, o atleta precisa repor sódio no organismo, senão, há chances de convulsões e até de morte. Já em atividades com menor tempo de duração, o sódio acelera a hidratação dos competidores.

Importante lembrar tudo em excesso faz mal.

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Anúncios