casos-hipertensao

Primeiro vamos entender o que é hipertensão. Conhecida como pressão alta, é uma doença que não tem cura, mas pode ser controlada. Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHgm é diagnosticado como hipertenso. Essa doença pode desencadear males que envolvem, o sistema circulatório, desde um infarto até um derrame cerebral. Entretanto, algumas mudanças no hábito alimentar que pode controlar a pressão arterial.

Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão. Confira a seguir uma lista de dicas para o dia a dia.

Manutenção do peso ideal: Perder peso, quando a pessoa está acima do peso ideal, perder 5 a 10% do peso inicial já tem um efeito benéfico para a pressão arterial

Prática de atividade física: Cada pessoa deve realizar pelo menos 150 minutos semanais de atividade física moderada, sejam 10 minutos 3 vezes por dia 5 dias por semana, ou 50 minutos por dia 3 dias por semana ( Procure seu cardiologista).

Redução de sal: A quantidade máxima recomendada é de 4 a 5g de sal de cozinha por dia.Não consumir alimentos prontos, temperos prontos, alimentos embutidos e conservas.

Evitar bebidas alcoólicas: O álcool em grande quantidade é inimigo da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação.

Dieta saudável: Gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem que manter o coração saudável. Consumir uma variedade de frutas, verduras e legumes.

Medicamentos: Se o médico recomendou, não deixe de tomar. Importante lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os antiflamatórios e anticoncepcionais.

Cigarros: O tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde.

Estresse: Procure fazer exercícios de relaxamento associados a psicoterapia.

Exames médicos: Avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilita o tratamento.

Medir a pressão: No mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem fazer isso. A recomendação é da Sociedade de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios.

Procure obedecer as orientações de seu Cardiologista.

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Anúncios