calendar-icon

Você gostaria de fazer alterações positivas na sua vida, criar e manter hábitos que mudariam, para melhor, o seu dia-a-dia. Mas, por onde começar? Que hábitos são esses? 

Com pequenas atitudes você pode mudar a sua vida. O que você pode fazer todo mês:

Anote o primeiro dia da menstruação

Ciclos menstruais normais variam de 21 a 35 dias e devem ser regulares. Se o seu não atinge ou ultrapassa essa média, o ainda se muda a cada mês, pode ser um sinal de doença ou infecções.

Segundo a ginecologista Rosa Maria Nem (SP), algumas infecções manifestam em determinadas épocas do ciclo menstrual, dá a importância de controlá-lo. “A candidíase, por exemplo, aparece no final do período, por causa da alteração do pH nessa fase”, alerta a médica.

“Já as infecções vaginais normalmente surgem após a menstruação. Por isso temos que ficar atentas ao início do sangramento: assim sabemos em que momento do ciclo estamos e fica mais fácil descobrir a doença ou infecção que venha a se apresentar ”

Registre seu peso e suas medidas

Confira se eles estão aumentando ou diminuindo e tome as providências necessárias para controlá-los. “São esses valores que ajudam a pessoa a saber se deve exercitar -se mais ou melhorar a alimentação, e até mesmo se existem possíveis alterações, como efeitos colaterais de um novo medicamento, que exigem avaliação médica”, diz Larissa Garcia Gomes, endocrinologista da Universidade de São Paulo (USP). Você odeia a balança? Então vista o mesmo jeans todo mês e encare o espelho.

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Fonte: Revista Máxima, ano 2 nº13, edição 13, junho 2011.