Todos os produtos industrializados contém conservantes (aditivos). Mas você sabe qual é a função de cada aditivo? Saiba mas sobre este assunto.
Principais usos de Aditivos Químicos Os aditivos químicos são utilizados em alimentos com as mais diversas finalidades e são constituídos pelas substâncias que não são naturalmente encontrada nos alimentos.
De uma forma geral, os aditivos encontrados em alimentos poderão ser classificados em quatro grupos principais:
- 1 – substâncias que tem por objetivo estender o tempo de vida útil ou reduzir a deterioração de um determinado alimento.
- 2 – produtos que alteram as características de um alimento, melhorando o seu sabor, a sua cor, e a sua textura.
- 3 – produtos que são adicionados com a finalidade de variar o valor nutritivo do mesmo.
- 4 – substâncias que ocorrem em alimentos, devido a contaminações acidentais.
Quanto as funções dos aditivos Os aditivos alimentares quanto a suas funções e classificação ou siglas, são reunidos em diferentes grupos conforme segue:
- ACIDULANTES (H)Comunicam ou intensificam o gosto ou sabor ácido aos alimentos processados.
- ANTIOXIDANTES (A)São substâncias que retardam o aparecimento de alterações oxidativas nos alimentos, impedindo a interação com o oxigênio.
- AROMATIZANTES E FLAVORIZANTES (F)São substâncias ou mistura de substâncias possuidoras de propriedades odorÍferas ou sápidas capazes de conferir o intensificar o aroma e ou sabor dos alimentos. São classificadas ainda em: aromas naturais; aromas natural reforçado; aromas reconstituído, aromas imitação e aromas artificiais.
- CONSERVADOR (P)São substâncias que possibilitam ou retardam a deterioração microorgânica ou enzimática nos alimentos, ou sejam, evitam processo de fermentação, acidificação e evidência de putrefação nos alimentos.
- CORANTES (C)São aquelas que conferem ou intensificam a cor dos alimentos. São ainda classificados em: corantes orgânico natural e corantes orgânico sintético artificial.
- EDULCORANTES (D)São substâncias orgânicas artificiais não glicidicas capazes de conferir sabor doce aos alimentos, sendo também utilizados em produtos dietéticos.
- ESTABILIZANTES (ET)Substâncias que favorecem e mantém as características físicas das emulsões e suspensões. Promovem uma interação homogênea de ingredientes como óleo e água, aumentam a viscosidade dos ingredientes e evitam a formação de cristais.
- ESPESSANTES (EP)São substâncias capazes de aumentar a viscosidade de soluções, emulsões e suspensões, melhorando a textura e a consistência dos alimentos processados.
- UMECTANTES (U)Substâncias capazes de evitar a perda de água ou umidade nos alimentos pois, possuem propriedades hidroscópicas.
- ANTIUMECTANTES (AU)Substâncias capazes de reduzir as capacidades hidroscópicas dos alimentos. Impedem que as partículas se agrupem quanto em contato com a água.
- ESPUMÍFEROS: São substâncias que influem na tensão superficial dos alimentos interferindo na produção de espumas com o propósito de gerar espuma estável.
- ANTIESPUMÍFEROS: São substâncias que modificam a tensão superficial dos alimentos. Evitam a formação de espuma em alimentos durante o seu processamento.
- CLARIFICANTES: São substâncias que retiram a turbidez dos alimentos. Os aditivos 11, 12 e 13, são considerados coadjuvantes de tecnologia de fabricação. Serve como auxiliares na elaboração de matéria-prima ou de alimentos, durante o processo de fabricação.
Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.
Fonte: http://www.alimentacaointeligente.blogspot.com.br/2008_04_01_archive.html
Deixe um comentário