Amamentacao

A amamentação materna é, sem duvidas, a alimentação mais indicada para o bebê durante (pelo menos) os seus 6 primeiros meses de vida. Especialistas afirmam que a produção de leite materno é estimulada pela própria sucção do feite feita pelo bebê, mas a alimentação também têm grande importância neste processo. Por isso, apresentamos para você os alimentos que estimulam ainda mais a produção de leite materno.

Para estimular a produção do leite materno, além de muito repouso e ingestão de líquidos, uma dieta baseada em alguns alimentos específicos pode ajudar o corpo da mamãe nesta produção. Veja abaixo a lista de alimentos que ajudam o corpo a produzir mais leite materno:

Além destes alimentos, o hortelã e o funcho são plantas que também ajudam a aumentar a produção de leite. A mamãe que está amamentando deve tomar diariamente de 4 a 5 xícaras de chá de funcho ou hortelã.

Entre os alimentos que você deve evitar durante a amamentação, estão os alimentos ácidos (pois podem provocar cólicas nos bebês), alimentos muito condimentados, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas e claro, o tabaco.

infografico_Aleitamento materno
Apesar do leite produzido pela mãe ser sempre compatível com o seu bebê, algumas substâncias do leite podem ser relacionados à dieta da mãe, como as vitaminas hidrossolúveis. Porém, as vitaminas lipossolúveis podem ser mais facilmente transmitidas para o leite a partir da reserva de gordura da mãe, onde elas ficam armazenadas.

A alimentação equilibrada, assim como o repouso, são fatores importantíssimos para uma boa produção de leite materno. Porém, a ingestão de líquidos é essencial para uma garantir o sucesso desta produção. Uma mãe que esta no período de amamentação deve consumir entre 3 e 4 litros de líquidos por dia – incluindo os líquidos que estão presentes em sopas, sucos, etc.

Enfim, o segredo para uma boa produção de leite está em ingerir muita água ou líquidos e também manter uma dieta repleta de alimentos responsáveis pelo fornecimento de energia ao corpo, pois a mãe que está amamentando necessita de 500 calorias extras por dia. Por este motivo, o repouso também é essencial, pois se ela estiver cansada, produzirá menos leite.

É muito importante que a mãe esteja tranquila e sossegada na hora de amamentar, sem se preocupar de outras tarefas durante os primeiros 21 dias da criança recém-nascida. Quanto mais descansado o corpo da mamãe estiver, mais leite ele produzira, pois o próprio corpo estará mais acostumado com as necessidades energéticas da mãe e do bebê.

Fonte: http://doutissima.com.br/2013/12/18/15-alimentos-que-estimulam-producao-de-leite-materno-nutricao-bebe-35507/

Anúncios