10

Fruta nativa do Brasil, o caju é encontrado praticamente em todos os estados do país, apresentando predominância na região nordeste, devido ao clima ser mais favorável a seu plantio.

Uma das curiosidades sobre ele é a sua divisão ocorrer em duas partes: o pseudofruto, a parte mais carnosa e suculenta do caju e o fruto, que é a sua castanha.

Fato este que, em geral, é desconhecido por muitos. Seu pedúnculo floral, o pseudofruto, possui certas variações de cores, como o amarelo, o rosa e o vermelho. O caju, por completo, é riquíssimo em benefícios para a saúde humana, além de bastante utilizado na culinária, surgindo em sucos, pratos e sobremesas.

Conheça agora seus benefícios:

  1. Fortalece o sistema imunológico e tem efeito antioxidante no corpo devido a sua alta concentração de vitamina C, chegando a ser cinco vezes mais rica desta vitamina do que a laranja.
  2. Devido as presenças demasiadas de licopeno e beta caroteno, o caju auxilia na prevenção do câncer de próstata e pulmão, havendo inclusive estudos que pretendem comprovar o uso da fruta no tratamento a câncer de mama e boca.
  3. Por ser rico em fibras, o caju ajuda no funcionamento do intestino e ajuda também a controlar a saciedade, que é de extrema importância para aqueles que necessitam perder peso.
  4. Se misturado o seu suco ao chá de carqueja, estes irão agir na limpeza do organismo e melhor digestão
  5. A sua castanha possui ácido anacárdico que tem propriedades fortes contra germes e bactérias. Também auxiliando na amenização de dores dentárias, úlceras e lepra.1109_poderalimentos_f_009
  6. Evita os cálculos biliares: Os cálculos biliares são a geração de pedra na bexiga devido à expansão da formação de bílis. Os cálculos biliares são em grande parte composta de colesterol. Estudos científicos têm encontrado que o consumo de caju pode reduzir as chances de pedras em até 25%.
  7. Anemia: O caju é uma fonte de dietética, de ferro, que é vital para o transporte de oxigênio ao redor do corpo e auxilia no funcionamento das enzimas e do sistema imunológico. A deficiência de ferro na dieta pode levar à fadiga do corpo, anemia e um aumento da susceptibilidade a infecções.
  8. O caju é rica em cobre. Cobre ajuda na prevenção de radicais livres assim ajudando no rejuvenescimento da pele e remove pigmento. Também melhora a flexibilidade nos ossos e articulações. Uma enzima presente no cobre chamada tirosinase auxilia na produção de melanina proporcionar cor à pele e cabelo.
  9. A polpa do caju é bastante recomendada no tratamento de casos reumáticos e problemas de pele, agindo como depurativo e tônico.
  10. Também possui gorduras monoinsaturadas que protegem o coração e reduzem o nível elevado de triglicérides, sendo de valia para pessoas portadoras de doenças cardíacas e diabéticos.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

 

Fonte: http://www.remedio-caseiro.com/beneficios-do-caju-para-saude/

http://www.saudedica.com.br/os-8-beneficios-do-caju-para-saude/

Anúncios