Dez-passos-para-uma-alimentação-saudável-para-crianças-menores-de-2-anos

Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro).

O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia, muito embora homens – adolescentes e adultos – e os idosos também possam ser afetados pela anemia.

Os sintomas da anemia variam segundo o nível de gravidade da doença. No caso da anemia ser leve ou moderada, a criança pode apresentar sintomas como:

  • o cansaço.
  • rosto pálido, assim como na pele, na parte interna das pálpebras e na raiz das unhas.
  • sensação de frio.
  • falta de apetite.
  • fraqueza.
  • debilidade muscular e sonolência.

Nos casos mais graves de anemia, pode-se observar uma maior irritabilidade no comportamento da criança, um aumento de sua frequência cardíaca, e uma perda total de apetite, podendo levá-la à uma anorexia. Além disso, também pode-se observar um atraso no seu crescimento e no seu desenvolvimento psicomotor, e a ocorrência repetida de infecções.

No caso de que se observe alguns desses sintomas no seu filho, sem uma causa aparente, o mais indicado é levá-lo ao pediatra. Somente o médico poderá avaliar e diagnosticar o caso, e pedir, se necessário, uma análise de sangue para ver o nível de hemoglobina no sangue da criança.

Tratamento da anemia

O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anemia