Busca

10 chás e seus benefícios


cha-verde-e-seus-beneficios

Nos dias de frio é muito bom tomar um chá. Se você gosta também, acredito que vai gostar muito mais. Conheça agora alguns chás que você deveria tomar todos os dias.

Quer saber quais são os tipos de chás e como as ervas podem beneficiar a saúde? Então, veja a seleção de alguns tipos da bebida mais conhecidos e os benefícios que cada chá traz para a saúde:

1- Camomila

É uma das mais conhecidas, mas também não é para menos. A camomila alivia dores de cabeça e tem efeito calmante.

Já foi comprovado em estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que a camomila é um dos aliados naturais contra a TPM. O estudo, que analisou 1.053 brasileiras, revelou que a erva e o chá de maracujá são indicados para aliviar crises nervosas e sintomas de ansiedade.

Além disso, a camomila também ajuda a combater a olheira. Faça o teste: compressas de chá frio de camomila por dez minutos.

2- Alecrim

Dentre os benefícios, o alecrim tem propriedade que combatem a anemia, gripe ou dores por contusões.

Outro exemplo é o efeito anticáries que o alecrim do campo apresentou em estudos realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. Segundo o estudo realizado na mesma faculdade, mas pela nutricionista Ana Mara de Oliveira e Silva, o alecrim tem propriedades antioxidantes, quando usado em poucas quantidades.

3- Chá preto

chá preto, ou chá vermelho (nome comum na China), é um tipo de bebida corriqueira domundo ocidental. A bebida e é feita a partir da erva Camellia Sinensis, originária do chá verde. A diferença entre o chá verde e o chá preto é que o segundo passa por um processo de torrefação e assim, ganha um sabor diferente. O chá é ideal como anti-inflamatório, ajuda em processos intestinais e tem propriedades adstringentes.

4- Chá verde

Existem muitas teorias sobre o chá verde (pode acreditar, são muitas mesmo!). Conhecido também como banchá, ou green tea, a bebida ganhou forças pelas propriedades terapêuticasantioxidantes – capazes de retardar o aparecimento de rugas -, aumenta as defesas da pele contra os raios UVB (responsáveis pela vermelhidão da pele e queimaduras) e previne inflamações.

Fora isso, estudo realizado no Reino Unido (2011) mostrou que a bebida protege o cérebro de Alzheimer e o corpo do câncer.

5- Erva cidreira

chá é feito a partir da planta Melissa Officinalis e é utilizada como remédio caseiro para mais de 20 males. Dentre eles, o chá é indicado para amenizar a ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas. Como tem propriedades calmantes, a erva é indicada para acalmar os ânimos também.

chá-para-curar-câncer-1024x757

6- Erva- mate

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comprovou por meio de estudos que a erva-mate combate o colesterol ruim em até 12%. Outro estudo realizado nos Estados Unidos (2007) aponta que a erva utilizada para fazer o chimarrão no Sul do Brasil, ou o tererê (versão fria do chimarrão) no Sul da Argentina é capaz inibir o envelhecimento precoce.

7- Boldo

Derivado da planta originária do Chile, o chá de boldo é conhecido por melhorar problemas de estômago, como cólicas, gases, azia, efeitos da bebida alcoólica e gastrite, além de estimular o processo digestivo. O indicado é consumir uma xícara de chá pela noite, mas com moderação, porque o excesso do consumo pode levar às irritações no estômago.

8- Hortelã

Essa folhinha de aroma revigorante serve como antiparasita e antifúngica, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases.

9- Chá de canela
A canela pode ser uma ótima aliada no controle de diabetes, ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue.

Um estudo, realizado pelo Kansas State University, nos Estados Unidos, constatou que consumir meia colher de sopa por dia de canela ajuda a regular o colesterol. Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação dos antioxidantes, que ajudariam a eliminar parte da gordura ruim que ingerimos com maior rapidez.

10- Chá de hibisco
O hibisco ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. O chá de hibisco é aliado no combate ao excesso de peso é a ação anti-inflamatória.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

 

Fonte:http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/tipos-de-chas-conheca-os-beneficios-de-cada-bebida/2278

 

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren.

Acima ↑

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading