como-manter-a-geladeira-limpa-e-organizada-3

Saber como organizar a geladeira é importante porque estamos falando dos alimentos que vamos ingerir, ou seja, nossa saúde. Muitas pessoas não sabem como organizar seus alimentos na geladeira e acabam perdendo-os mais rápido. 

Gaveta superior

Nunca lave a carne antes de guardá-la. E não confie nos seus olhos. Nem sempre alteração de cor indica contaminação: a carne na geladeira fica mais escura por falta de oxigênio. Por outro lado, um filé contaminado pela bactéria Escherichia coli tem aparência normal.

1ª Prateleira

Não guarde o iogurte com a colher que você usou, ou as bactérias da sua boca farão a festa. Ovos não vão na porta, para evitar a variação térmica.Não precisa lavar os ovos , pois eles perder a camada de proteção contra microrganismos. O ideal é lavar um pouco antes de usar.

2ª Prateleira

Latas podem sofrer contaminação nos supermercados e oxidar, por isso, coloque os enlatados em potes. Molho de tomate é muito perecível e deve ser consumido de uma só vez ou congelado – não deixe restos na geladeira. Não guarde o leite por muito tempo, pois ele absorve o cheiro dos outros alimentos.

Gaveta

Lave as folhas em água corrente e descarte as estragadas. Os temperos costumam ficar escuros por causa do frio, por isso devem ser guardados em sacos de papel ou recipientes forrados com papel-toalha.

Porta da geladeira

Lugar de vinagre é na geladeira. Em temperatura ambiente, ele pode sofrer contaminação de bactérias. Água vai num recipiente fechado e de vidro. Cervejas devem ser tomadas de uma só vez.

organizargeladeira

Algumas dicas:

  • Primeiro, lave bem os alimentos e embalagens que chegam do supermercado antes de guardá-los, pois eles podem estar além de sujos, contaminados de micro-organismos (como fungos, bactérias e coliformes fecais). Posicione os alimentos de uma maneira que o ar frio possa circular em volta dele para completo esfriamento.
  •  Proteger os alimentos dentro de recipientes é um passo muito importante para conservá-los, além de evitar odores e que os resíduos sujem o refrigerador.
  • Nas prateleiras superiores, onde sofrem menos variações de temperatura devem ficar leite, iogurte, queijo, manteiga e principalmente ovos.
  •  Sucos, chás, bebidas leves, refrigerantes, garrafas abertas, potes de molho e geléia podem ser armazenados nas portas da geladeira, assim como alimentos pré-cozidos, carne cozida, pratos preparados em casa e sobras.
  •  Uma orientação importante é não guardar os enlatados na sua embalagem original, pois o seu revestimento interno pode se oxidar quando em contato com o ar. Antes de armazenar, coloque numa tupperware ou refratário de vidro com tampa.
  •  As frutas devem ser mantidas na parte de baixo da geladeira, onde a temperatura não é tão fria ou até mesmo na porta.
  • A minha geladeira fica na copa, por isso costumam ficar só alimentos para um lanche simples e rápido, mas mesmo assim as regras continuam valendo.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://www.amiciperamici.com.br/organizacao/dica-como-organizar-a-geladeira/

Revista superinteressante

Anúncios