A cor e a textura do cocô do bebê vai mudar à medida em que ele cresce e conforme os alimentos que recebe. Cada criança tem sua rotina, mas há o padrão e, muitas vezes estar fora dele pode indicar problemas.
Mecônio
Essa é a substância que preenche o intestino do bebê no período em que ele está no útero. Ele é eliminado aos poucos por cerca de uma semana após o nascimento.
O MECÔNIO É ESCURO E VISCOSO
Como o bebê vai ingerir somente leite, após a eliminação do mecônio, as fezes ficarão mais claras, passando para o marrom e chegando ao amarelo.
Fezes líquidas
A liberação das fezes vai ocorrer muitas vezes por explosões. Elas serão líquidas e podem chegar a pastosas.
Essa será a consistência se o bebê ingerir somente o leite materno, como é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Nessa fase, o intestino do bebê amadurece e as fezes são influenciadas por isso. As crianças que são alimentadas com as fórmulas infantis, por exemplo, terão fezes mais pastosas e consistentes que aquelas que só recebem o leite materno.
O bebê faz cocô quantas vezes ao dia?
Depende. Cada bebê tem sua rotina. Muitos fazem cocô logo após mamar, chegando a sujar a fralda até três vezes ao dia. Há crianças, contudo, que fazem até cinco cocôs.
O problema é mesmo não fazer. Se isso prolongar, durar mais que um dia, principalmente entre os recém-nascidos, é bom falar com o pediatra para verificar se tudo está correto.
O que pode servir como alerta?
1. Sinais de dores ao evacuar;
2. Febre;
3. Vômitos;
4. Irritabilidade;
Caso esses sintomas apareçam isolados ou associados, é preciso procurar imediatamente o pediatra. É normal que algumas crianças sintam cólicas no processo de amadurecimento do intestino.
Quando a dor for incontrolável, há técnicas e medicamentos que ajudam a amenizar o desconforto. O melhor é procurar um médico.
Cocô sólido
É eliminado quando a criança começa a ingerir alimentos sólidos. As fezes são pastosas e escuras. Caso fiquem endurecidas, podem causar desconforto.
É preciso seguir a orientação sobre os alimentos adequados para cada idade para que isso não ocorra e o intestino funcione adequadamente.
Repost https://gravidez.online/coco-bebe-muda-fase/
https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/6-mitos-sobre-o-desfralde-de-meninos-e-meninas/
Deixe um comentário