Você já ouviu falar de Kefir? A sua aparência é bem parecida com a do leite coalhado, seu sabor é o de iogurte e, na verdade, ele é produto da fermentação de bactérias minúsculas e muito benéficas ao organismo.

Os Benefícios do Kefir de Leite são inúmeros, afinal, estamos falando de um alimento rico em proteína, cálcio, fósforo, Magnésio e uma quantidade enorme de vitamina D e vitaminas do complexo B. Por ser um dos probióticos mais potentes que existem na atualidade, o kefir conta com uma série de vantagens no seu consumo. Vamos às principais delas:

  1. Propriedades antibacterianas: Um dos probióticos encontrado no kefir é conhecido pelo nome de Lactobacillus kefiri. Ele é um dos mais potentes existentes e conta com uma ação antibacteriana incrível, capaz de matar bactérias poderosas como a Salmonela, por exemplo. Acredita-se que o consumo regular de Kefir mantém o organismo mais protegido contra este tipo de agente externo e prolonga a vida em bons anos.
  2. Prevenção do câncer: Embora nada ainda possa substituir o tratamento tradicional contra o câncer, acredita-se que um dos Benefícios do Kefir de Leite é atuar como agente coadjuvante contra a doença, evitando o crescimento desenfreado das células cancerígenas e trazendo mais chances de cura. Além disso, existem estudos que comprovam sua eficácia no quesito prevenção.
  3. Proteção do sistema digestivo: Dentre todos os benefícios do kefir, este é o mais conhecido de todos. Acredita-se que os probióticos presentes no alimento podem atuar diminuindo problemas como prisão de ventre ou mesmo diarreia. Além disso, ele também é capaz de proteger essa região contra a ação de bactérias, como as que causam gastrites e úlceras, e diminuir doenças no intestino.
  4. Perfeito para quem tem intolerância à lactose: As bactérias boas do kefir se alimentam da lactose do leite, ou seja, elas o transformam em um alimento perfeito para quem tem algum tipo de intolerância, pois faz com que seus benefícios sejam aproveitados ao máximo sem causar efeitos colaterais.
  5. Auxiliar no emagrecimento: Por ser pouco calórico, o kefir representa um auxilio na dieta e pode ser consumido a vontade por não ter carboidratos. Além disso, ele tem as vantagens do leite, que são: Menos fome durante o dia: O kefir pode ajudar a controlar a fome, trazendo uma sensação de saciedade por mais tempo – especialmente em pessoas que estão iniciando uma reeducação e precisam de um aliado. Mais força para os treinos: Por ser rico em cálcio, o kefir ajuda a proteger os ossos e trazer mais força aos músculos na hora do treino. Isso faz com que ele seja um alimento excelente para ser consumido tanto no pré quanto no pós-treino. Além disso, como dissemos lá em cima, o kefir promove uma melhora do sistema digestivo, fazendo com que haja menos retenção líquida e menos acúmulo de gordura.

kefir1.jpg

Modo de Preparo do Kefir de Leite

Ingredientes
1 colher de sopa de Grão de Kefir
1 litro de leite (com lactose)

Modo de preparo
Adicione 1 colher de sopa do grão de kefir em 1 litro de leite em uma garrafa de vidro
Tampe com um papel toalha e prenda a garrafa com um elástico para que o papel não se desprenda
Leve essa mistura para um local bem escuro e fresco como o armário, por exemplo
Deixe fermentando.

12 horas para pessoas com intestino preso.

24 horas para pessoas com o intestino regulado.

40 horas para controlar a diarréia.
Depois de fermentado, coe com um coador de plástico, pois o kefir não é resistente à outros materiais
Deixe sair todo o soro e está pronto seu próprio kefir.

Para o kefir de água, é o mesmo processo. As diferenças: Você usa água e não leite e acrescenta 1/2 colher (sopa) de açúcar mascavo.

Se você gostou deste post? Compartilhe para os seus amigos.

Fonte: http://www.dicasdetreino.com.br/beneficios-do-kefir-de-leite/

Você pode gostar de ver este vídeo.

Anúncios