São tantos os desafios do dia a dia, que é difícil não ceder às pressões internas e externas. Independentemente de qual seja a dificuldade, é preciso ter equilíbrio emocional para lidar com essas adversidades cotidianas e evitar que a saúde e o bem-estar sejam afetados.

O equilíbrio das emoções proporciona controle dos pensamentos, sentimentos e ações que determinam o seu comportamento diante de situações adversas, dando clareza e foco na solução de problemas, buscando-se melhores alternativas, levando-se a tomar decisões mais assertivas, com consciência, calma e ponderação.

Dentre alguns benefícios deste instrumento importante para todas as áreas da nossa
vida, estão: prevenção de depressão e ansiedade; auxílio na regulação das emoções negativas; desenvolve relacionamentos interpessoais; promove o autodesenvolvimento, autoconhecimento e automotivação; e compreensão das suas emoções.

E como desenvolver o equilíbrio emocional?

Algumas dicas que podem auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio emocional são:

a) Identifique suas emoções negativas e quais situações elas mais se apresentam.

b) Não se deixe dominar pelas emoções ruins. Ao sentir algo desconfortável, deixe fluir, vivencie por um momento, extravase! Porém, não permita que isto tome conta do seu ser.

c) Busque compreender as causas das suas emoções tóxicas (ruins, que te fazem sofrer) de modo racional, ou seja, se os motivos foram importantes ou insignificantes.

d) Após sentir algo desconfortável, tenha a atitude de mudar o seu estado emocional, substituindo por uma emoção positiva. Por exemplo, se estava triste, busque motivos para se alegrar.

respire-fundo-800x516

e) Respire fundo. A respiração auxilia muito no controle emocional. Antes de “explodir”, respire bem fundo e conte até 10.

f) Tenha uma lista de emoções positivas como instrumento para combater as emoções tóxicas;

g) Acredite na sua capacidade de equilibrar suas emoções. Tudo começa pelo acreditar que é possível. Você está no controle da direção da sua vida.

Então, desenvolva o seu equilíbrio emocional e busque o seu sucesso de modo sólido e próspero, com sabedoria, foco e determinação. Lembre-se: você está no controle e é responsável pela sua vida.

Fonte: http://www.revistapenseleve.com.br/bem-estar-destaque/equilibrio-emocional-para-enfrentar-os-problemas-cotidianos/

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-equilibrio-emocional-na-vida-pessoal-e-profissional/108930/

Anúncios