O xarope de milho e de frutose são concentrados de açúcar e estão presentes em muitos alimentos considerados “saborosos”.

O xarope de milho de alta frutose é muito comum nos Estados Unidos, país em que o adoçante derivado do cereal é muito mais barato do que aquele proveniente da cana-de-açúcar ou mesmo da beterraba. “O corn syrup ou high frutose corn syrup é um alimento pré-processado altamente disseminado em solo norte-americano.

Ele é acusado há alguns anos de ser pior que o açúcar da cana ou do que o mel, por exemplo.

“Criança com menos de 2 anos não deveria nem saber que açúcar simples existe. Mas o que nós mais vemos são os pequeninos com balas e pirulitos”, pondera o pediatra Rafael Mantovani. “Se uma pessoa disser que o xarope ou mesmo o açúcar é o grande vilão da saúde infantil, não podemos dizer que ela está totalmente errada. Mas não existe um único vilão ou um só salvador. É preciso melhorar nossa alimentação como um todo”, completa Mantovani.

A grande maioria das balas além do xarope de milho ainda contém a gordura trans, a qual não precisa ser colocada no rótulo de alimentos, caso haja uma quantidade menor ou igual a 0,2 g de gordura trans EM UMA PORÇÃO (isso é muito importante), esta é considerada uma quantidade não significativa pela legislação e pode ser declarada no rótulo como “zero”, “0 g” ou “não contém”. Por esta razão, as indústrias reduziram o tamanho de biscoitos, para que não precisassem declarar que há gorduras trans em sua composição.

Você pode encontrar o xarope de milho?

  • Assados: Muitos produtos de panificação , incluindo muffins , pães e pão de trigo branca e integral contêm xarope de milho rico em frutose . O xarope ajuda bom cozido alcançar uma crosta marrom e reter a umidade.
  • Molhos à base de tomate: molho de pizza, molho de espaguete , ketchup e molhos de churrasco normalmente contêm alta milho rico em frutose xarope , que é usado para equilibrar os tomates torta e trazer para fora os sabores de especiarias.
  • Refrigerantes: Refrigerantes usam grandes quantidades de xarope como uma fonte de doçura intensa . Ele também ajuda a estabilizar sabores sobre a longa vida de prateleira das bebidas .
  • Cereais: A maioria dos cereais matinais, especialmente os açucarados , contêm xarope de milho rico em frutose . Cereais destinados a adultos também contêm frequentemente a calda , mesmo que não gosto especialmente açucarado.
  • Sucos de fruta: bebidas de frutas , muitas vezes contêm altos níveis de a calda. É usado sucos engarrafados , bebida bolsas e em concentrados congelados . Xarope de milho tem uma temperatura de congelamento menor do que outros adoçantes , e que faz o descongelamento mais rápido.
  • Alimentos processados: alimentos processados, como carnes de almoço , jantar salsicha, macarrão e queijo, refeições encaixotadas, almoços embalados e outros alimentos processados contêm o xarope porque é barato e oferece uma vida útil longa.
  • Iogurte: Muitos iogurte marcas contêm o adoçante . Mesmo sabores de iogurte ou linhas que são chamados de “totalmente natural ” e ” orgânica ” contêm xarope de milho rico em frutose .
  • Xaropes para tosse: Muitos antitussígenos e expectorantes líquidos contêm xarope de milho . Variedades com sabor destinados a gosto melhor para as crianças tendem a ter maior quantidade de adoçante.

Agora que você já sabe onde encontrar o xarope de milho. Veja os malefícios de você consumir este xarope em excesso.

xarope-de-milho

  1. O xarope interfere com o metabolismo do corpo, para que uma pessoa não possa parar de comer. Ou seja, você fica viciado.
  2. O alto consumo pode levar o individuo a ser obeso e ter futuramente câncer.
  3. O xarope de milho pode conter mercúrio.

Dica da nutri: Caso tenha uma criança em casa, não acostume o paladar dela com sabores artificiais. Quanto mais alimentos industrializados são oferecidos às crianças, menos elas vão querer comer alimentos naturais, e mais difícil será a sua reeducação alimentar.

Utilize adoçantes naturais em suas receitas como o açúcar de coco, stévia, xilitol e agave.

Para facilitar o consumo de frutas, deixe-as lavadas e cortadas. Mesmo que não esteja acima do peso, a atividade física regular é essencial para a prevenção de doenças cardiovasculares, respiratórias, entre outras.

Fonte: http://pt.wikihow.com/Evitar-o-Xarope-de-Milho-Rico-em-Frutose

Anúncios