Inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Essa forma de respiração é popularmente conhecida como uma das mais eficazes para oxigenar o organismo, pois o ar entra quente e filtrado no pulmão. Contudo, durante a prática esportiva, a maneira de respirar não precisa seguir um padrão único, afinal, conforme o exercício físico, é preciso realizar formas diferentes de respiração. É isso que defendem muitos profissionais do esporte.
Em entrevista ao programa Bem Estar, o médico do esporte Gustavo Magliocca explicou que a respiração adequada é aquela que facilita o fluxo de oxigênio e a saída de gás carbônico do organismo. Dessa forma, a respiração pela boca não é errada, e sim essencial para os atletas, pois o nariz nem sempre é capaz de atender à necessidade de ventilação pelo organismo.

“Apesar do ar não entrar umidificado e filtrado, a boca é o caminho mais rápido para o ar entrar”, explica Magliocca.

Durante a prática esportiva, o corpo costuma mostrar sinais, geralmente representados por dores e desconfortos, de que a respiração não está sendo eficaz. Ao expirar, os músculos abdominais contraem-se e fornecem maior sustentação do corpo para realizar o movimento. Porém, quando se respira de maneira inadequada, ocorre uma espécie de cãibra no diafragma, causando essas sensações doloridas.

Confira quatro dicas para realizar a respiração correta em determinados treinos físicos:

EXERCÍCIOS COM PESO

“Não segure a respiração quando estiver puxando peso, pois isso pode aumentar a pressão sanguínea (principalmente se você for hipertenso). A respiração mais aconselhada para esse tipo de exercício é a conhecida como respiração passiva. Expire no movimento de contração do músculo e inspire ao voltar à posição inicial”.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS

“Para corrida, caminhada, bicicleta, natação ou outros exercícios aeróbicos, tente encontrar uma respiração regular. Quando estiver correndo procure um ritmo que se sinta confortável e adeque a respiração às passadas. A inalação e exalação do ar em frequências regulares faz com que o corpo mantenha um funcionamento equilibrado e também ajuda na concentração”.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS INTENSOS

“Há um momento durante o exercício em que a exaustão é muito grande – principalmente nas corridas de longa duração. Quando se sentir muito cansado e perceber que a respiração está irregular, faça uma respiração profunda. Inale o máximo de ar que conseguir, segure-o por um segundo e depois exale devagar. Essa técnica vai fazer com que o organismo capte mais oxigênio e você se sentirá um pouco mais disposto para prosseguir no exercício”.

roda-exercicios-azul-abdominal-e-lomba-forca-equilibrio_MLB-F-4256965627_052013

EXERCÍCIOS AERÓBICOS DE BAIXA INTENSIDADE

“Se você for dar uma caminhada, um trote ou uma pedalada leve, procure fazer a respiração nasal. Inspire profundamente pelo nariz e solte o ar, com a mesma tranquilidade, pela boca. Esse tipo de respiração vai ajudar o seu corpo a ficar relaxado. Você se sentirá mais confortável e o exercício fluirá com mais naturalidade. Mas não faça muito esforço para manter essa respiração. A partir do momento que ela te incomodar, passe a inspirar também pela boca”.

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

 

Fonte: http://www.swimex.com.br/saude/respirar-corretamente-exercicios-fisicos/

http://www.guiadasemana.com.br/bem-estar/noticia/dicas-para-respirar-corretamente-durante-o-treino

Anúncios