reveillon14.jpg.1340x0_default

Na véspera  ano novo, os brasileiros costumam comer lentilha, uva, romã e tomar champanhe para atrair sorte o ano inteiro. Aqui você vai aprender o significado destes alimentos e também aprender uma receita de petisco. 

Primeiro saiba os significados dos alimentos servidos no ano novo.

Lentilhas
A lentilha é sinal de boa sorte, principalmente para os italianos. No Brasil e no Chile, algumas pessoas acreditam que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que está chegando.

Uvas
A uva é a fruta mais conhecida por trazer boa sorte no Ano Novo. Para isso, você deve comer 12 uvas, uma para cada mês do ano. Aproveite e faça um pedido para cada uma que comer.

roma

Romã
A romã é símbolo de fartura e fertilidade. Ela é uma fruta que tem muitas sementes, que simbolizam o nascimento e a abundância. No Brasil, a tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envolto em papel branco.

Champanhe
Essa bebida também é feita com uvas, e é uma bebida que não pode faltar na ceia e no brinde de Ano Novo. O champanhe “verdadeiro” é originário de uma região da França, e sua pureza e qualidade são reconhecidas no mundo todo.

Receita:  Batatinhas em vinagrete de tangerina (vegana)

Ingredientes

1 xícara de azeite extravirgem, 2 dentes de alho esmagados, 1 colher (chá) de pimenta-caiena, 1,5 kg de  batata- bolinha, 1 cebola média cortada em rodelas bem finas, 1 xícara de suco de tangerina, 10 gomos de tangerina sem a pele, 1/2 xícara de vinho branco seco, salsinha picada finamente, sal a gosto

Preparo

Lave bem e cozinhe as batatas com casca até ficarem macias. Deixe esfriar. Em uma vasilha, com o auxílio de um batedor manual, misture o azeite, o alho, a pimenta, a cebola, o suco de tangerina, a pimenta caiena, o vinho branco e sal a gosto. Misture essa marinada com as batatas e deixe cobertas na geladeira por 2 horas.

Rendimento: 6 porções

batata

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Fonte – Receita de Otavio Felix, do Mais Gourmet

Anúncios