São dois alimentos que têm seus valores nutricionais bem semelhantes, mas com algumas particularidades diferentes.
É importante saber a diferença entre os dois, pois são alimentos que diferem bastante em seus índices glicêmicos.
A batata- doce ganha em vários aspectos, ela tem mais carboidratos, vitamina A, tiamina, riboflavina, ácido ascórbico, sódio, fósforo, cálcio.
Além disso, seu índice glicêmico é mais baixo que o da batata inglesa, sendo uma ótima escolha para refeições ao longo do dia. O índice glicêmico da batata-doce é 77, enquanto que o da batata inglesa, cozida é de 91.
O consumo de batata-doce evita um pico de insulina que em último caso levaria a um acúmulo de gordura principalmente na região abdominal. Muitos atletas preferem a batata-doce à batata-inglesa nas fases de treinamento, tanto no ganho de peso, quanto na perda de gordura.
Por outro lado, a batata inglesa, apesar de perder em vários aspectos nutricionais, pode ser explorada quanto ao seu índice glicêmico elevado.
Em uma refeição pós-treino, a batata inglesa é uma ótima escolha, ainda mais se for amassada ou cozida no vapor, aumentando ainda mais seu índice glicêmico.
O índice glicêmico é uma grandeza que mede a velocidade com a qual a glicemia (nível de açúcar no sangue) aumenta. Assim, alimentos mais simples de serem digeridos e absorvidos têm normalmente um índice glicêmico maior, justamente porque serão absorvidos mais rapidamente na forma de glicose, aumentando a glicemia.
Ambos são alimentos excelentes, com uma quantidade considerável de carboidratos, vitaminas e minerais.
Se você ama comer batata doce, você precisa ver este vídeo Palitos de batata doce
Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/restaurantes/noticia/batata-doce-x-batata-inglesa
Deixe um comentário