Será que posso comer frutas? É uma pergunta que diabéticos fazem. Há aquelas frutas para diabéticos ou posso comer de todas? Afinal, frutas contêm açúcares e por vezes em quantidades significativas.
Quanto de frutas posso ou devo comer?
A recomendação é de no mínimo 5 porções diárias de frutas (2 porções) e legumes (3 porções). Cada porção corresponde a mais ou menos 130g ou 1-2 punhados de legumes ou frutas.
Os resultados disso ao longo do tempo são menos idas ao médico e também menor risco de complicações cardíacas, AVC (acidente vascular cerebral ou vulgarmente “derrame cerebral”) ou alguns tipos de cânceres.
Algumas frutas são mais indicadas para portadores de diabetes como:
- Maçã – a maça tem uma fibra chamada pectina. A pectina é eficiente no controle da glicemia, redução do mau colesterol e prolonga a sensação de saciedade.
- Limão – Rico em vitamina C previne problemas cardiovasculares por sua alta concentração de ácido nicotínico que protege as artérias e diminui a viscosidade do sangue prevenindo o aparecimento de trombose.
- Amora – rica em composto que aceleram a liberação de insulina fazendo assim com que haja uma melhora na síntese de glicose, além de atuar como bactericida, anti-inflamatório e normalizar a pressão arterial. A amora é muito doce por isso a ingestão deve ser pequena e sempre acompanhada de uma torrada ou após uma refeição por exemplo.
- Blueberry: embora não seja uma fruta típica do Brasil, a blueberry desempenha um papel importantíssimo na dieta de quem tem diabetes. Ela tem alto poder antioxidante, reduzindo a ação dos radicais livres – associados ao envelhecimento – e prevenindo câncer, doenças cardíacas, mal de Alzheimer e muitas outras doenças.
- Abacate: por quase não conter açúcar e por ser rico em uma gordura que aumenta o bom colesterol, o abacate é uma fruta bastante indicada para portadores do diabetes. Além disso, essa gordura nobre deixa o processo de absorção dos alimentos mais lento, prolongando o tempo de saciedade.
Frutas proibidas para diabéticos:
Os diabéticos não devem comer frutas doces como a melancia, a banana, a uva ou as cerejas por exemplo. Assim como qualquer fruta que pretender comer deve ser consumida sob recomendação do nutricionista ou endocrinologista que acompanha o paciente.
Todas as frutas possuem frutose, que é o açúcar presente na fruta, e por isso nenhuma fruta deve ser consumida em grandes quantidades ou sem restrição.
Frutos secos
Os frutos secos são mais calóricos que os frutos frescos, por isso o mais indicado é que diabéticos consumam frutas secas conforme a recomendação nutricional de cada caso, pois a gordura presente nos frutos secos apesar de ter boa qualidade pode engordar o que também não e desejado para os diabéticos.
Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.
30 de setembro de 2015 at 19:40
Venha publicar suas postagens, trocar comentários, seguidores e divulgar sua fan page, participando do: https://www.facebook.com/groups/blogosfera.divulgue/