0001

Não tem mulher que não se preocupe com a aparência da pele. Com o passar do tempo, linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar. Mas nem adianta gastar os tubos, literalmente, no mais revolucionário dos tratamentos estéticos ou no creme mais caro do mercado. Tudo isso perde força se você abre espaço para verdadeiros inimigos da saúde da sua pele.

Descubra 10 hábitos que contribuem para a aceleração do envelhecimento da sua pele. Pequenas mudanças, grandes resultados:

1- Tabagismo: Fumar cigarro não traz nenhum beneficio.Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos. Resultado: a pele fica grossa e amarelada, por causa da nicotina, sem viço e opaca. O ideal é tentar parar de fumar.

2- Estresse: O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina. Resultado: a pele fica mais oleosa e com acne. Dica: Em situações de estresse conte até 10 ou escrever o que você esta sentindo em papel, pode resolver o estresse.

3- Poluição: No ar existe vários gases nocivos que formam uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele. Resultado: a oxidação acelera o envelhecimento das células.

4- Beber pouca água: A água é essencial para hidratar nosso corpo e sem ela corre a desidratação. Resultado: a pele fica mais flácida e sem viço. Por isso é muito importante beber pelo menos 2 litros de água por dia.

5- Não usar protetor solar: O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Resultado: aparecem manchas, sardas, flacidez, pele áspera,aumento das rugas e, em alguns casos , câncer de pele. O importante é passar protetor solar.

6- Consumo exagerado de açúcar e sal: O açúcar  é responsável por outro processo de envelhecimento celular chamado “glicação”. O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas. Assim ela perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas.

7- Alimentação inadequada: A sua alimentação tem ser completa, rica em vegetais, frutas, leguminosas, cereais e hortaliças. As substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres.

8- Dormir mal: Se você não dorme muito bem os efeitos são tanto emocionais quanto físicos, surgem as olheiras e o estresse aumenta. Por isso, é importante dormir bem, pois durante o sono produzimos hormônios rejuvenescedores, como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são calmantes e reparadores.

9- Sedentarismo: Praticar atividade física só traz benefícios para o corpo e para pele. Combate a flacidez, celulite e a gordura localizada.

10- Dispensar hidratante: É necessário ter cuidados para proteger a pele das agressões externa, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. Um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já uma pele desidratada costuma apresentar mais flacidez e rugas. Por isso abuse de cremes hidratantes.

Qual desses hábitos você acha que estão te envelhecendo mais?

Anúncios