Praticar atividades físicas intensas colocamos os nossos músculos em um trabalho forte, como consequência surge problemas musculares como as cãibras musculares. Descubra como as cãibras surgem e aprenda a evitar as dores com os alimentos e exercícios corretos.
Cãibras musculares nada mais são do que contrações musculares intensas de um só músculo isolado ou de um grupo deles e que ocorrem sem serem solicitados, ou seja, são contrações involuntárias. Normalmente acontecem após exercícios físicos e podem desencadear outros tipos de lesões, causando o afastamento do atleta de seus treinamentos.
Existem diferentes teorias para explicar como e porquê as cãibras musculares surgem. As causas podem ser os metabólitos tóxicos produzidos no organismo pela desidratação e perda de sais, ausência de vitaminas na dieta e fatores ambientais.
- Banana: Rico em potássio
- Figo: Rico em potássio
- Maracujá: Rico em potássio
- Atum fresco cru: Rico em potássio
- Amendoim: Rico em potássio
- Avelã: Rico em potássio
- Abacate: Rico em potássio
- Cenoura: Rico em potássio
- Chá preto: Rico em potássio
- Feijão: Rico em potássio
- Leite e seus derivados: Rico em cálcio e potássio
- Brócolis: Rico em cálcio
Prevenção de cãibras:
- Beba muito líquido para ficar hidratado durante o exercício;
- Reponha o sódio, durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração abundante, com uma bebida esportiva/isotônica;
- Descanse os músculos após um treino intenso.
- Faça refeições de 3 em 3 horas
- Equilibre a sua dieta
- Consuma no mínimo 3 opções de frutas; verduras e legumes ao dia
- Varie os alimentos da sua dieta para obter todos os nutrientes necessários.
A investigação alimentar, de hidratação, do treinamento e suas condições são fundamentais nesta investigação. Dosagens bioquímicas dos nutrientes envolvidos na ocorrência da cãibra pode ser outra alternativa para estabelecer a causa.
Deixe um comentário