Imagem

A obesidade é um desequilíbrio nutricional com ou sem relação a distúrbios genéticos ou endócrino- metabólicos que provocam o acúmulo localizado de tecidos gordurosos. Na obesidade podemos dividir em dois categorias: Tipo “maçã” e “pêra”. Saiba mais

Principais características das duas formas de obesidade

1- Os indivíduos com uma distribuição da massa gorda de tipo androide, frequentemente chamada forma “maçã”, sendo que a maioria da sua gordura corporal é intra-abdominal e distribuída à volta do estômago e do tórax(Os homens têm uma maior probabilidade de terem esta forma)

Este tipo de obesidade é grave, pois associa-se a um aumento das gorduras em circulação no sangue (triglicéridos e colesterol), e a outras complicações graves como a hipertensão arterial, a diabetes, a aterosclerose e doenças do coração.

2- Por outro lado indivíduos com um distribuição da massa gorda de tipo ginópode, frequentemente designada por forma de “pera”, indicando que a maioria da sua gordura corporal se encontra distribuída pelas coxas e nádegas(Geralmente as mulheres têm  maior probabilidade de terem esta forma).Conheça agora os riscos que a obesidade pode causar.

A gordura está armazenada debaixo da pele, não constituindo uma situação grave no que respeita às complicações cardiovasculares e diabetes. No entanto, o excesso de peso existe, e representa uma sobrecarga para os ossos e articulações, além de outros problemas.

Quer seja uma “maçã” ou uma “pera”, se tem excesso de peso, lembre- se que a perda de alguns quilos significa uma melhoria do seu estado de saúde em geral.

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Anúncios