Ldl

Primeiro temos que entender o que é colesterol e qual é a função nosso organismo. O colesterol é necessário para construir e manter as membranas celulares; regula a fluidez da membrana em diversas faixas de temperatura.

A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida pela dieta.

O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que tem sua superfície exterior composta principalmente por proteínas hidrossolúveis.

As duas principais lipoproteínas usadas para diagnóstico dos níveis de colesterol são:

O colesterol do nosso organismo tem duas origens:

A- endógena: o colesterol é produzido pelo nosso próprio corpo, principalmente pelo fígado.

B- exógena: o colesterol também pode ser é adquirido através do alimentos.

Conheça agora os tipos de colesterol:

VLD: (Very low- density lipoprotein)

LDL: (Low- density lipoprotein)

HDL: (High- density lipoprotein)

O LDL transporta colesterol e um pouco de triglicerídeos do sangue para os tecidos. O VLDL transporta triglicerídeos e um pouco de colesterol. O HDL é um transportador diferente, ele faz o caminho inverso, tira colesterol dos tecidos e devolve para o fígado que vai excretá-lo nos intestinos.

Enquanto o LDL e VLDL levam colesterol para as células e facilitam a deposição de gordura nos vasos, o HDL faz o inverso, promove a retirada do excesso de colesterol, inclusive das placas arteriais. Por isso, denominamos o HDL como colesterol bom e o VLDL e o LDL como colesterol ruim.

A produção das lipoproteínas é regulada pelos níveis de colesterol. Colesterol derivado de gorduras saturadas e gordura trans favorecem a produção de LDL, enquanto que o consumo de gorduras insaturadas, encontrada no azeite, peixes e amêndoas, por exemplo, promovem a produção do HDL.

Quais são os níveis ideais de colesterol HDL e LDL.

LDL

Menor que 100 mg/dl- Ótimo

Entre 101 e 130 mg/dl- Normal

Entre 131 e 160 mg/dl- Normal/ alto

Entre 161 e 190 mg/dl- Alto

Maior que 190 mg/dl- Muito Alto

HDL

Menor que 40 mg/dl- Baixo (Ruim)

Entre 41 e 60 mg/dl- Normal

Maior que 60 mg/dl- Alto (Ótimo)

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Anúncios