chiclete1

Acredito que você já ouviu da sua mãe, avó ou algum parente com certeza deve ter avisado você, quando criança: não engula o chiclete, porque ele “gruda” no estômago ou no intestino e vai fazer muito mal. Pior: pode levar anos para que a goma de mascar saia do organismo.

O hábito de mascar chicletes não é muito saudável. Primeiro, seus dentes ficam expostos ao açúcar, que é um dos agressores que os dentistas mais respeitam na formação de placas e cáries. Depois, porque provoca maior produção de suco gástrico, o que aumenta a acidez do estômago.

É como se o estômago tivesse de trabalhar continuamente mesmo em seus horários de folga entre as refeições.

Mas, afinal, pode- se engolir o chiclete? Calma. Já vamos a isso. O hábito de mastigar provoca uma certa hiperatividade no indivíduo, a boca transforma- se em uma máquina de ação contínua. Sem falar na perda de atenção durante as horas de trabalho.

Chicletes não são digeríveis, mas como contêm sorbitol ou outras substâncias adoçantes que funcionam como laxantes, são rapidamente eliminados através do intestino.

Recomendações: Apesar do chiclete não grudar no intestino, você não deve engolir os chicletes que masca. Muito menos grudá- los embaixo de mesas ou cadeiras. Ou jogá-los ao chão, para que se agarrem ao sapato do primeiro distraído que passar. Pensando bem, o aconselhável mesmo é não mascar chicletes.

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Fonte: Livro: Fatos e mitos sobre sua saúde, autor: Dr. Fernando Lucchese, 2006.

Anúncios