Perder-Barriga

Ultimamente as pessoas estão preocupadas com peso e com a circunferência da cintura. A circunferência da cintura é muito melhor do que o IMC para avaliar se você pode ou não ter um problema de peso, já que o IMC não leva em conta sua massa muscular ou gordura intra-abdominal.

De acordo com um estudo observacional realizado pela Mayo Clinic, envolvendo cerca de 13 mil norte-americanos que foram acompanhados por cerca de 14 anos.

Em uma apresentação de 2012 no European Society of Cardiology Congress, o prestigiado autor Francisco Lopez-Jimenez mostrou que as pessoas que estão com peso normal, mas que têm uma alta relação de cintura-quadril (ou seja, a gordura da barriga), têm um risco ainda maior de morte do que pessoas que são consideradas obesas, considerando apenas o IMC.

O risco de morte cardiovascular foi 2,75 vezes maior, e o risco de morte por todas as causas foi 2,08 vezes maior em pessoas com peso normal com a “obesidade central”, em comparação com aqueles com um índice de massa corporal (IMC) e relação cintura-quadril normais.

O indicador usado nos principais estudos é a Relação Cintura-Quadril. Isto é feito através da medição da circunferência do seu quadril na parte mais larga, sobre suas nádegas. Em seguida, medindo sua cintura na menor circunferência de sua cintura natural, um pouco acima do umbigo. Divida sua medida da cintura pela medida do quadril para obter a relação.

cinturaquadril

Outra forma de medir a sua circunferência de cintura, é com uma fita métrica. Como medir: Basta posicionar uma fita métrica em volta do abdômen, na altura do umbigo, mantendo a barriga relaxada e tendo o cuidado de verificar se em toda a sua extensão a fita está paralela ao plano do chão.

Medida ideal: Até 102 cm para homens e até 88 cm para mulheres.

Veja também 10 maneiras de fazer abdominal

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://www.invs.com.br/viloes-da-obesidade-cintura-termometro-da-saude/?replytocom=4683

Anúncios