marmita

Levar marmita para o trabalho é uma atitude cada vez mais comum entre as pessoas que querem economizar um dinheirinho e também comer de forma saudável.

A segurança de saber a procedência da comida é outra razão que faz com que as pessoas adotem este hábito, mas alguns cuidados básicos no transporte e armazenamento devem ser tomados para garantir que a refeição fique longe da contaminação.

Então, como montar uma marmita saudável que ajude na dieta e a manter um peso saudável?

Salada
Separada da parte quente, leve um pote com salada verde e alguns legumes (como cenoura, pepino, tomate). Esta salada oferecerá uma boa quantidade de minerais e vitaminas. Use apenas uma colher de chá de azeite, vinagre e pouco sal para temperar. Evite temperos prontos, que são altamente calóricos, gordurosos e ricos em sal.

Carboidrato
Lembres-se sempre que o carboidrato é nossa maior fonte de energia, então, ele deve estar presente em todas as nossas refeições. Algumas opções: arroz integral, massa integral, batata cozida ou assada.

marmita 2

Leguminosa
As leguminosas (feijão, lentilha, ervilha) complementam a refeição e oferecem alguns nutrientes importantes, entre eles o ferro.

Proteína
A proteína também é de extrema importância para o funcionamento do nosso organismo. Então, a marmita sempre deve ter uma carne, peixe, frango, ovo ou proteína de soja, que são as nossas boas fontes de proteínas.

Fruta
Outra vantagem de levar comida é não sofrer com as tentações que sempre estão expostas nos restaurantes. E a maior das tentações normalmente são os doces. Então, ao levar comida de casa, opte por uma fruta de sobremesa. Escolha preferencialmente frutas ricas em vitamina C (abacaxi, laranja, mexerica) que ajudam na absorção do ferro consumido durante a refeição.

marmita3

Recipientes mais adequados

Plástico: São os mais práticos, mas para não correr riscos, coloque a comida em um prato antes de esquentá-la no micro-ondas.

Vidro: É a melhor opção, e pode ir ao micro-ondas.

Alumínio: os potes de alumínio que podem alterar o sabor da comida e também não pode ir direto no micro-ondas. Esquente em banho-maria ou coloque em um prato e leve ao micro-ondas.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

 

Fonte: http://www.bolsademulher.com/saude-mulher/marmita-saudavel-aprenda-a-fazer-e-transportar/

http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/nutricao-hidratacao/25454-quais-alimentos-sao-essenciais-para-montar-uma-marmita-saudavel

Anúncios