hamburguer-lentilha

Para fugir daquele hambúrguer tradicional, frito e feito de carne, que tal um hambúrguer a base de lentilhas e ao forno?

Além de ser delicioso, é rico em fibras e pobre em gorduras. Já o tradicional… É justo o contrário. Experimente, você vai se surpreender.

Hambúrguer de lentilha

Ingredientes

100 ml de azeite
250 g de cebola
30 g de alho
30 g de salsinha
200 g de lentilha cozida
50 g de aveia
120 g de nozes bem picadas (opcional)
80 g de gergelim tostado
250 g de abobrinha crua ralada e espremida
250 g de cenoura crua ralada e espremida
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de preparo
Numa panela, pequena coloque o azeite e doure a cebola e o alho. Deixe dourando até que a cebola fique murcha e o refogado que fique bem passado com a coloração marrom escuro. Despreze o excesso de azeite e deixe esfriar. Num processador, coloque metade da lentilha cozida junto com as nozes picadas. Processe até que forme um purê e reserve. Numa tigela, misture o purê de lentilhas, 80 g de gergelim, a outra metade das lentilhas cozidas, o refogado, a abobrinha ralada e espremida e a cenoura ralada e espremida. Tempere com sal e pimenta-do-reino à gosto. Misture até obter uma massa homogênea. Com as mãos ou com um molde, forme hambúrgueres de mais ou menos 200 g cada. Leve os ao refrigerador por 1h. Colocar em uma assadeira untada e leve ao forno a 180 graus. Virar periodicamente para que ambos os lados fiquem dourados. Uma segunda opção é fazer grelhado.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://alimentacaodicasetendencias.blogspot.com.br/2010/06/hamburguer-de-lentilhas-que-diferente.html

Anúncios