TBR Poster Feb 2010

 

Proteína do soro do leite, sendo seu nome comercial mais conhecido como Whey Protein, é uma proteína de baixo peso molecular obtida do soro do leite.

Possui alto teor de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada  BCCA, necessários para o ganho de massa muscular magra.

É um dos suplementos mais consumidos por praticantes de atividade física com objetivo de aumento de massa muscular, recuperação muscular e diminuir índice de lesões.

As proteínas do soro de leite são altamente digeríveis e rapidamente absorvidas pelo organismo. Apresentam excelentes quantidades de aminoácidos essenciais e elevadas concentrações dos aminoácidos triptofano, cisteína, leucina, isoleucina e lisina.

As proteínas do soro do leite podem estar na forma:

CONCENTRADA
A forma concentrada da proteína do soro do leite contém em torno de 29 a 89% de proteína. Normalmente é obtida por processo de ultra filtração, ou seja, um filtro que permite a passagem das moléculas menores como lactose, gordura e resíduos, e concentra as maiores.

ISOLADA
É a forma mais pura da proteína do soro do leite, constituída em 90% ou mais por proteína pura.
Pode ser obtida através de 2 processos : microfiltração ou pela troca iônica (processo considerado o mais eficiente, atingindo 100% de pureza). Contém pouca ou nenhuma gordura ou lactose.

HIDROLISADA
As proteínas do soro do leite hidrolisadas estão na forma de dipeptídeo e tripepitideo, o que proporciona uma velocidade máxima de absorção.
Tanto a proteína concentrada quanto a isolada podem ser hidrolisadas. Este é a forma mais filtrada e altamente processada. É facilmente digerida e tem potencial reduzido para reações alérgicas.

PROTEÍNA ISOLADA E HIDROLISADA
Existem ainda produtos que possuem as duas propriedades. É a proteína pura ou quase pura que temos na proteína isolada tradicional com a absorção rápida e completa da proteína hidrolisada. Absorção de quase 100% de uma proteína de alta qualidade.

O consumo de proteínas ou aminoacidos é efetivo em estimular a síntese proteica, entretanto isto ocorre em níveis mais elevados quando a Proteína é combinada com carboidrato. A proteína é melhor absorvida na presença de carboidratos. Portanto nem sempre a forma isenta de carboidratos é a mais indicada.

A escolha do tipo de whey protein, quando e como usar vai depender da alimentação, objetivo e fase de treinamento. Deve ser prescrito pelo Nutricionista ou Médico.

ATENÇÃO LISTA DE WHEY PROTEIN REPROVADAS

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

 

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2013/08/proteina-do-soro-do-leite-suplemento-ajuda-musculatura-e-reduz-lesoes.html

 

 

Anúncios