acucar

 

Existe uma grande variedade de açúcares aqui você pode conhecer alguns. As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está.

A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento, que a gente explica direitinho no fim do texto. Apesar de esses aditivos deixarem o produto bonito, eles também “roubam” a maioria dos nutrientes.

Conheça agora alguns tipos de açúcares:

Açúcar mascavo: É o açúcar bruto, escuro, úmido e de sabor acentuado. Não passa pelo processo de refinamento, conservando vitaminas e sais minerais.

Açúcar demerara: É um tipo de açúcar cristal que passa por um refinamento leve. É mais escuro por não passar pelo processo de branqueamento, sendo isento de aditivos químicos. Seus grãos tem cor caramelo e são levemente úmidos por conta do elevado teor de melaço que envolve os cristais. De sabor acentuado, apresenta valores nutricionais similares ao do açúcar mascavo e maior concentração de sacarose.

Açúcar cristal: Passa por menos etapas no processo de fabricação e por isso possui cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Passa apenas por um refinamento leve, mas perde 90% das vitaminas e sais minerais.

Açúcar orgânico: É o açúcar cristal produzido a partir da cana orgânica, cultivada por meio de técnicas naturais sem uso de fertilizantes químicos. Não recebe ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção e é mais grosso e escuro que o açúcar refinado.

Açúcar refinado: Obtido a partir da purificação do açúcar cristal, é mais branco e possui grãos finos e não definidos. Por isso absorve menos umidade, não empedra, tem alta capacidade de dissolução e facilidade de mistura, sendo o tipo mais comum no mercado. No entanto, vitaminas e minerais são perdidos no processo.

açúcar

Açúcar de confeiteiro: Porção mais fina obtida a partir do açúcar refinado. Permite uma excelente mistura, sendo indicado para fazer glacês e coberturas.

Açúcar light: É uma combinação entre o açúcar refinado e um ou mais tipos de adoçantes, com o poder de adoçar de duas a cinco vezes mais que o açúcar comum. Sendo assim, deve ser utilizado em menor quantidade, com indicação para pessoas com restrição calórica ou para quem se preocupa com a saúde sem querer abrir mão do sabor do açúcar.Não indicado para diabéticos.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

 

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-as-diferencas-entre-acucar-cristal-refinado-demerara-e-mascavo

http://blogdenutricao.blogspot.com.br/2013/10/entenda-mais-sobre-acucares.html

Anúncios