Quando alguma pessoa fica doente, não sabe bem ao certo qual especialista procurar. Na dúvida sempre acaba procurando um clinico geral. Se você alguma vez ficou com essa dúvida também, vai gostar deste post. 

Em alguns casos parece simples: ao ter uma alergia na pele o paciente procura um dermatologista, quando os filhos estão doentes os leva ao pediatra ou se quer fazer uma dieta busca um nutricionista. No entanto, a escolha do médico nem sempre é assim tão fácil.
A lista a seguir indica qual é o melhor médico que trata algumas das doenças mais comuns.

 

  • O médico que trata de hemorroidas pode ser o mesmo médico que cuida dos intestinos, que é o GASTROENTEROLOGISTA, ou o outro médico especialista chamado PROCTOLOGISTA. O gastroenterologista é o médico especialista em problemas que afetam o trato gastrointestinal e, por isso, pode cuidar de outras doenças como gastrite, úlcera, doença de crohn e diverticulite.
  • O médico que cuida do fígado também pode ser o GASTROENTEROLOGISTA, mas há um especialista em fígado que é o HEPATOLOGISTA, que pode ser o mais indicado, principalmente no caso de doenças raras ou crônicas que afetam este órgão.
  • O médico que trata da sinusite pode ser o OTORRINOLARINGOLOGISTA ou ALERGOLOGISTA, que é o especialista em alergias mas o PNEUMOLOGISTA também pode ser indicado porque a sinusite muitas vezes ocorre ao mesmo tempo que outras doenças, como bronquite e asma. O pneumologista trata de doenças que afetam o pulmão como pneumonia ou a tuberculose.
  • O médico que cuida da diabetes é o ENDOCRINOLOGISTA, mas existe um especialista em diabetes que é o DIABETÓLOGO. O endocrinologista também trata de outras doenças, como obesidade e tireoide, que são causadas por alterações hormonais.

 

Web

  • O médico que trata da circulação, veias e varizes pode ser o ANGIOLOGISTA ou o CIRURGIÃO ENDOVASCULAR, mas em alguns casos o CARDIOLOGISTA é o mais indicado, principalmente quando estas alterações estão relacionadas a doenças cardíacas. O cardiologista também trata de doenças como pressão alta, infarto e insuficiência cardíaca.
  • O médico ORTOPEDISTA cuida das doenças da coluna, ossos, hérnia de disco, bico de papagaio, entorses, artrite e artrose, por exemplo.
  • O PSIQUIATRA ou o ENDOCRINOLOGISTA podem ser os médicos que tratam dos distúrbios do sono, como a insônia e o ronco. Portanto, são os especialistas em medicina do sono. Mas como geralmente estas doenças são agravadas por outras, como excesso de peso, ansiedade ou distúrbios do sistema nervoso, o CLÍNICO GERAL poderá indicar alguma outra especialidade médica.
  • O médico que cuida da próstata é o UROLOGISTA, sendo este também o responsável por realizar o exame da próstata. O urologista também trata de doenças nos órgãos sexuais masculinos, como fimose, por exemplo.
  • O médico que trata da garganta e dos ouvidos é o OTORRINOLARINGOLOGISTA, sendo também o mais indicado para cuidar da labirintite.
  • O médico que cuida dos rins e da infecção urinária é o NEFROLOGISTA, mas nos casos menos graves, um CLÍNICO GERAL poderá indicar os exames necessários e o tratamento adequado.
  • O médico que trata da depressão, ansiedade generalizada e doenças como o transtorno obsessivo compulsivo é o PSIQUIATRA. Já o médico que trata das doenças de pele, cabelo e unhas pode ser o DERMATOLOGISTA.
  • O médico indicado para fazer um check-up é o CLÍNICO GERAL. O check-up pode englobar testes como exame de sangue, urina, fezes, eletrocardiograma, dentre outros, dependendo do histórico de vida e idade do paciente.
  • O médico que trata da endometriose e de outras doenças relacionadas ao aparelho reprodutor feminino, como a cistite e as verrugas genitais, é o GINECOLOGISTA.

Ao observar qualquer sinal ou sintoma, como sensação dolorosa sem causa aparente, febre, coceira, dificuldade para dormir ou tontura, deve-se procurar um médico. O CLÍNICO GERAL poderá orientar que médico procurar.

 

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

 

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/saude/e-agora-qual-medico-procurar-1zh8ev6455nv7oaw5ge13u9n2

http://www.tuasaude.com/qual-medico-trata-de-cada-doenca/

Anúncios