Hoje é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A doença infecciosa afeta prioritariamente os pulmões e pode ser transmitida se o paciente não entrar em tratamento ou não realizá-lo de forma adequada.
O principal sintoma da doença é a tosse persistente por mais de três semanas, com ou sem catarro. Qualquer pessoa com esse quadro deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico.
O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro disponibiliza gratuitamente o tratamento contra a tuberculose. O paciente deve permanecer por, no mínimo, seis meses utilizando os medicamentos.
A doença é curável em praticamente 100% dos novos casos, desde que a pessoa seja sensível aos medicamentos antituberculosa e que sejam obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa, que associa a medicação adequada com doses corretas e seu uso por tempo suficiente.
Os novos números foram anunciados pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta segunda-feira (23), em sessão solene pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Além dos dados, o ministro apresentou as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde que resultaram na antecipação, em três anos, das metas dos Objetivos do Milênio da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2015. O número de casos novos teve redução de 12,5%, passando de 77.694, em 2004, para 67.966 casos novos registrados em 2014.
Quais são os sintomas de Tuberculose:
- tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, na maioria das vezes tosse com pus ou sangue.
- cansaço excessivo
- febre baixa geralmente à tarde
- sudorese noturna
- falta de apetite
- palidez
- emagrecimento acentuado
- rouquidão
- fraqueza
- prostração.
Os casos graves de tuberculose apresentam:
- dificuldade na respiração
- eliminação de grande quantidade de sangue
- colapso do pulmão
- acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
Por isso procure ajuda médica imediatamente se você sentir alguns dos sintomas acima descritos.
Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.
Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35326-brasil-se-destaca-nos-indices-contra-a-tuberculose
Deixe um comentário