A atemóia é da família das anonáceas, possui uma casca rugosa e pontiaguda, como a da graviola, trazendo em seu interior uma polpa branca com sementes negras, é resultante do cruzamento da pinha com a cherimóia, nativa das regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia.
No Brasil as primeiras plantações começaram na década de 60, hoje a área plantada é de aproximadamente um mil hectares, concentrados nas Regiões Sul e Sudeste.
O estado de maior produção de atemóia é São Paulo com 43,8%, Minas Gerais, Paraná e Bahia ficam com 18,8% cada. A plantação da atemóia está restrita em alguns países tropicais e subtropicais, por adaptar-se melhor às condições intermediárias entre a cherimóia (clima subtropical) e a pinha (clima tropical).
Conheça agora os benefícios da atemóia:
- Fonte de energia (243 calorias em uma unidade de 250 g) consumir com moderação;
- Auxilia no funcionamento do intestino;
- Reduz o colesterol alto;
- Previne gripes e resfriados;
- Reduz a pressão arterial;
- Ela é ótima para os praticantes de atividades físicas em geral.
O melhor jeito de ingerir a fruta é da forma como a natureza nos mandou, pois assim se preservam os nutrientes. Caso você opte pelo suco, por exemplo, a vitamina C se perderá em cerca de 20 minutos a partir do momento em que a bebida foi preparada. Além disso, as fibras presentes também se quebrarão.
Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Atemoia
http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/curiosidades-sobre-a-atemoia/648/
Deixe um comentário