
Fazer com que as crianças comam mais frutas, legumes e verduras pode ser um desafio, mas com algumas dicas criativas e práticas, é possível tornar esses alimentos mais atrativos e gostosos para os pequenos. Confira as dicas:
Transforme a apresentação
Crianças são atraídas por alimentos coloridos e bem apresentados. Tente cortar frutas e verduras em formatos divertidos, como corações, estrelas ou rolinhos. Montar pratos criativos, como “carinhas” feitas com legumes, pode tornar a refeição mais interessante!
Misture com alimentos que elas já gostam
Adicione pequenas porções de frutas ou verduras nos pratos favoritos, como no arroz, feijão, massas ou até mesmo nos sucos e smoothies. A mistura de sabores ajuda a acostumar o paladar.
Faça receitas que envolvem as crianças
Deixe as crianças ajudarem na preparação das refeições. Elas se sentem mais motivadas a comer aquilo que ajudaram a fazer. Prepare saladas, espetinhos de frutas ou legumes assados juntos!
Ofereça variedade e novas opções
Nem todas as frutas e verduras são do gosto de todas as crianças. Apresente uma variedade e explore novos sabores. Deixe que experimentem e escolham o que mais gostam.
Envolva a criança no processo de compra
Leve as crianças para o supermercado ou feira e permita que escolham as frutas e verduras que acharem mais interessantes. Isso pode gerar mais curiosidade e vontade de experimentar os alimentos que escolheram.
Seja um bom exemplo
As crianças tendem a imitar os pais. Coma frutas e verduras na frente delas e mostre que você também gosta desses alimentos. Isso pode aumentar a curiosidade delas!
Não force, seja paciente
A aceitação de novos alimentos pode levar tempo. Não force a criança a comer, mas ofereça as opções regularmente. Pode ser necessário apresentar o mesmo alimento várias vezes até que ela se acostume com o sabor.
Dica final: Transforme o momento da refeição em uma diversão! Quanto mais prazerosa for a experiência de comer, mais fácil será fazer com que a criança desenvolva o hábito de consumir frutas, legumes e verduras.
Deixe um comentário