Você até começou a seguir uma dieta, mas está com dificuldade em  montar corretamente as marmitas. Foi pensando nisso, que resolver fazer este post. Para dar uma força à sua meta de comer melhor e gastar menos, vou te ajudar a preparar e montar uma boa marmita.

Mas é preciso tomar alguns cuidados para que o hábito seja mesmo saudável.

1. Equilibre os nutrientes: O ideal é que estejam presentes os três grupos de macronutrientes: proteínas (carnes e fontes vegetais, como o grão de bico) carboidratos (arroz, batata, macarrão e outras massas) e gorduras (azeite, manteiga, carnes e óleos vegetais). Além disso, alimentos fontes de vitaminas e minerais precisam ser contemplados. Essas substâncias estão presentes em todos os alimentos, mas principalmente em legumes, verduras e frutas.

2. Cuidado com ingredientes sensíveis: O ovo é um deles, mas não só. Creme de leite, maionese, carnes e queijos cremosos têm validade limitada, como as saladas e outras preparações cruas, que podem oxidar na geladeira e perder nutrientes e sabor.

3. Fique de olho na embalagem: Alguns potes de plástico, principalmente os que não são certificados, contêm bisfenol A. Segundo estudos, o composto pode ser tóxico e causar alterações no sistema endócrino, que controla os hormônios e o metabolismo do corpo. O bisfenol é transmitido para o alimento quando o plástico é aquecido. Por isso, fique muito atento ao comprar sua embalagem, para ver se ela tem selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e é livre dessa substância.

4. Opções de combinações saudáveis:

  • Arroz integral + feijão + legumes cozidos ou crus + carne cozida ou assada ou grelhada + salada
  • Vegetariana: Purê de mandioquinha + grão de bico + legumes cozidos ou crus + salada
  • Salada verde: Mix de folhas (alface, rúcula, agrião, acelga, escarola etc) + abacate+ frango cortado em tiras + tomate cereja + castanha de caju moída. Tempere com suco de limão e azeite, levados à parte.
  • Salada colorida: Repolho ou folhas verdes + atum + feijão + cebola + salsinha + tomate e pimentão. Tempere com azeite, pimenta do reino e alcaparras, levados à parte.
  • Omelete com salada: Omelete de legumes com um ovo + Mix de folhas verdes + couve ou espinafre refogado no alho. Tempere com azeite, alecrim e cúrcuma, levados à parte.
  • Tomate recheado: Mix de folhas verdes + tomate recheado com ricota temperada e gratinado no forno + lentilha refogada. Tempere com molho pesto.

Fonte: https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2018/11/24/vai-de-marmita-veja-9-dicas-para-deixa-la-mais-saudavel-e-pratica.htm