De acordo com um levantamento da Royal Philips, empresa de tecnologia diversificada em inovação para melhorar a saúde das pessoas, 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono. Se você tem dificuldades em dormir? Confira abaixo alguns técnicas para dormir rápido.

A falta de sono ou a dificuldade para dormir bem, diminui a capacidade de concentração durante o dia, podendo provocar também alterações de humor. Além disso, quando a má qualidade do sono se torna frequente, pode haver alterações no apetite e problemas de saúde como estresse, ansiedade e o desenvolvimento de falhas da memória.

Algumas dicas

  • 1 – Deixe seu quarto mais frio! Temperaturas mais baixas transformam a tarefa de cair no sono mais fácil. Um ventilador, ar condicionado, menos cobertas ou janelas abertas podem trazer sonolência. Mas cuidado para não exagerar! A temperatura ideal é entre 15 e 21 ºC. Essa temperatura fica abaixo da temperatura corporal, mas não é frio demais.
  • 2 – Mantenha os eletrônicos longe! Por mais tentador que seja dar aquela olhadinha no Facebook antes de dormir ou ficar vendo televisão até cair no sono, evite fazer isso. As luzes dos aparelhos eletrônicos podem confundir nosso relógio interno, fazendo o corpo pensar que ainda é dia e que não é hora de dormir. Além disso, eles podem chamar sua atenção com alguma informação que pode dificultar mais o sono, como uma notícia interessante.
  • 3 – Fique confortável! Um colchão confortável e travesseiros adequados podem ser a diferença entre uma noite de sono agradável e uma terrível noite de insônia. Travesseiros na altura certa e colchões de qualidade mantém a curvatura natural da coluna, proporcionando conforto e evitando dores.
  • 4 – Evite exercícios perto da hora de dormir! Exercícios podem ser muito benéficos para o sono quando realizados durante o dia, mas quando feitos próximos da hora de dormir, eles dificultam o relaxamento muscular, causando mais dificuldades de sono. Evite fazer exercícios até quatro horas antes de dormir.

celular-proibido1

  • 5 – Relaxe seus pés! Seus pés te carregam o dia todo e, no fim dele, podem estar cansados e tensos. Relaxá-los pode ajudar a dormir. Para fazer isso, sentado na cama, você pode esticá-los para frente como se estivesse se espreguiçando ou alongá-los com a ajuda das mãos.
  • 6 – Encontre a posição certa! Encontrar a posição correta para seu sono é essencial. Deitar-se de barriga para baixo não é recomendado para o pescoço e a coluna, mas você pode usar um travesseiro extra na barriga para melhorar a posição. Também é possível usar um travesseiro entre as pernas, na altura do joelho, para fornecer um apoio para eles e mantê-los afastados.
  • 7 – Faça exercícios mentais! Distraia sua mente do resto com exercícios mentais. Algumas opções de exercícios são contar carneirinhos, mas você também pode contar de 100 até 0 de 3 em 3. Isso quer dizer começar no 100, então 97, 94, 91 e assim por diante, até cair no sono.

tecnica

1- Técnica

Regular a respiração, relaxar o corpo e acalmar a mente são meios de facilitar o sono. A técnica 4-7-8 faz tudo isso e algumas pessoas dizem conseguir dormir em apenas um minuto com ela. Ela é uma técnica de respiração que visa relaxar, além de evitar que você se distraia e preste atenção em outras coisas.

Após deitar-se, basta seguir estas instruções:

Respire pelo nariz, contando mentalmente 4 segundos.
Segure a respiração por 7 segundos.
Solte o ar pela boca no decorrer de 8 segundos.
Cada quatro repetições desse processo contabiliza um ciclo e deve-se repetir pelo menos quatro ciclos.

Lembre-se de relaxar os músculos no decorrer de cada ciclo e de respirar profundamente, usando o diafragma e estendendo o abdômen. Repita o ciclo até cair no sono. A técnica funciona rápido, relaxando músculos, aliviando o estresse e diminuindo o ritmo cardíaco e respiratório.

2- Técnica

Terapia de controle de estímulos: A terapia de controle de estímulos serve para criar uma associação entre a cama e o sono rapidamente. São cinco passos que devem ser seguidos para que dormir seja mais rápido:

  1.  Vá para cama apenas quando sentir sono;
  2.  Use a cama apenas para dormir e atividade sexual;
  3.  Se não conseguir dormir, levante-se e vá para outro cômodo;
  4.  Programe um despertador e levante-se todos os dias no mesmo horário;
  5.  Não durma durante o dia.

Se você gostou deste post, compartilhe com seu amigo(a).

Fonte: https://minutosaudavel.com.br/como-dormir-rapido/