Quem sofre de obesidade e há muito tempo luta para controlar o peso pode, em breve, ter uma nova opção para tratar a doença: engolir balões cheios de gás que as ajudam a comer menos. É o que indica uma pesquisa apresentada na Digestive Disease Week 2016 (Semana das Doenças Digestivas 2016). O encontro internacional é considerado um dos maiores entre médicos, pesquisadores e acadêmicos nas áreas de gastroenterologia, hepatologia, endoscopia digestiva e cirurgia.

Os voluntários que participaram do estudo tinham índice de massa corporal (IMC) entre 30 e 40 e perderam quase 7% do peso em médica, depois de menos de três meses de uso do Sistema Balão Obalon. Também foi vista melhora significativa em outros indicadores de saúde, como pressão arterial e níveis de colesterol.

“Nossa pesquisa mostra que o sistema balão estudado pode ajudar os pacientes a perder quase duas vezes mais peso em comparação com uma mudança no estilo de vida por si só. Isto é importante porque a perda de peso é muito difícil, e um número significativo de pessoas não são bem-sucedidas em alcançar seus objetivos com mudanças de dieta e exercícios”, afirmou Shelby Sullivan, principal autor do estudo e diretor de endoscopia bariátrica na Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, nos EUA.

Balões do tamanho de xícaras

Cientistas de 15 centros de estudo dos Estados Unidos selecionaram de forma aleatória 387 inscritos, e parte deles participou do grupo de tratamento enquanto uma outra participou do grupo de controle. Quem estava no grupo de tratamento teve que engolir três cápsula – uma a cada três semanas, com um balão do sistema Obalon. Imediatamente depois de ingerir, os balões se enchiam com 250 centímetros cúbicos de gás à base de azoto, por meio de um pequeno cateter ligado à capsula. Aproximadamente, o tamanho do balão, alcançava as dimensões de uma xícara comum.

Os participantes do grupo de controle engoliram três cápsulas que continham apenas açúcar, também uma vez a cada três semanas. Os pesquisadores simularam o processo de enchimento da cápsula de açúcar com um gás comum. Assim, os participantes deste grupo não sabiam que eles estavam servindo como controle.

A partir dessa experiência, os cientistas descobriram que dentro do grupo de tratamento com balão a perda média de peso corporal total foi de 6,81%, já no grupo de controle foi de 3,59%

Esses experimentos com resultados positivos vêm num momento em que as taxas de obesidade do mundo estão em constante alta. Conforme especialistas em saúde pública, mais de 640 milhões de pessoas no mundo inteiro tem obesidade (definida como um IMC superior a 30), e já existem mais pessoas consideradas acima do peso do que no peso ideal ou abaixo dele.

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/ao-engolir-capsulas-que-viram-baloes-obesos-aceleram-perda-de-peso-19367553