37530bcc367346663655feb9f52c6595

Existem alguns alimentos são capazes de inchar o corpo, aumentando a barriga e deixando pés e pernas pesadas. Esse inchaço pode ser causado por má alimentação ou oscilação hormonal e, portanto, a mudança de hábitos alimentares pode ajudar a resolver a retenção de líquido.

Para você saber se sofre ou não de retenção de líquidos:

Pressione, com os dedos, algumas áreas como pernas, como a região anterior da perna e pés, e observe se forma um sulco ou depressão. No caso do edema, ficará a marca do dedo no local e demorará a voltar ao normal. Perceba, ainda, se seus pés incham muito a ponto de sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia, ou se amanhece com pálpebras ou rosto inchado. Com certeza você está com retenção de líquidos.

Veja logo a seguir, lista negra de alimentos que provocam inchaço no corpo

refri-nunca-mais

Bebidas gaseificadas:  Os gases que estão presente nessas bebidas dilatam o estômago, causando desconforto e a sensação de que estamos cheios. Esses gases proporcionam um inchaço temporário, que apenas agravam os sintomas que já sofrem com o problema.Por outro lado, os refrigerantes são ricos em sódio, outro vilão da barriga inchada.

Repolho-Verde

Alimentos produtores de gases: Certos alimentos são mais difíceis para o nosso corpo quebrar e digerir, havendo a necessidade de o intestino fermentá-los para facilitar sua absorção. Essa fermentação tem como resultado a produção de gases, que podem levar ao inchaço. Brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve de bruxelas, batata doce, ovo, feijão e leguminosas no geral, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar são os maiores causadores de flatulência. Apesar de causar inchaço, estes alimentos não podem ser excluído da sua dieta, apenas consumir com moderação.

conservar_embutidos3_11011116181687

Alimentos rico em sódio e alimentos industrializados: São ricos em corantes, conservantes e sódio, que aumentam a retenção de líquidos pelo excesso de sódio e substâncias químicas.

cerveja

Bebidas alcoólicas: interferem em alguns processos bioquímicos da glicose no sangue e na absorção de água pelos rins, aumentando o edema.

4ec2a15905001a229108e662a

Frituras: prejudicam o esvaziamento do estômago e consequentemente todo o processo de digestão, que inclui a absorção e eliminação de água pela urina e fezes, piorando o inchaço.

Alimentos pobres em fibras: esses alimentos prejudicam a formação das fezes e a absorção de água, fatores que levam à constipação e retenção líquida. Só para se ter uma ideia, 75% do volume total das fezes é composto por água.

Saiba como prevenir:

  • Mastigar bem os alimentos
  • Verificar seu anticoncepcional
  • Beber 2 litros de água por dia
  • Pratica atividade física
  • Ter uma boa alimentação balanceada
  • Manter uma boa hidratação
  • Não exagere nas refeições
  • Ficar muito tempo sentada ou muito em pé
  • Evitar salto alto

Agora que você já conheceu os alimentos que provocam inchaço para seu corpo é só consumi-los com moderação. Espero ter tirado suas dúvidas.