mau-halito

A halitose ou como é mais conhecia “mau hálito”, é normalmente um problema mundial, causado por certos alimentos ou bebidas, fumo ou higiene bucal deficiente. Geralmente, as substâncias químicas presentes nos alimentos são os principais responsáveis. Veja como se prevenir contra este mal.

O mau hálito causado por ingestão de cebola e alho, por exemplo, deve-se ao alto teor de enxofre desses alimentos. O cheiro de vinho, cerveja e muitas outras bebidas alcoólicas permanece prolongadamente no hálito, e o tabaco, em qualquer forma, também provoca mau hálito.

Veja logo abaixo alguns hábitos que podem ajudar para resolver o problema:

  • Escovar os dentes adequadamente antes e após as refeições
  • Comer no mínimo de 3 em 3 horas (jejum prolongado pode comprometer seu hálito)
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e consumo de tabaco
  • Evitar  alimentos que podem ter enxofre
  • Reduzir o estresse
  • Tomar 2 litros de água

Este alguns alimentos que auxiliam na prevenção do mau hálito:

1069334_10151561567399537_1046936898_n

Maçã, cenoura e pepino
Quando comidos crus e com casca, a maçã, a cenoura e o pepino realizam uma espécie de raspagem dos dentes que complementa a ação de limpeza do fio dental. Dessa forma, impede o acúmulo de bactérias e livra  de possíveis odores indesejados.

gengibre_dentro_img_principal

Gengibre
Atua como um ótimo adstringente natural, por estimular alguns processos digestivos.

393046-Alimentos-que-substituem-o-leite

Iogurte natural 
Uma causa bastante comum do mau hálito é o elevado nível de gás sulfídrico em nosso organismo. Ele é resultante dos processos metabólicos anaeróbicos que ocorrem na ausência de ar do nosso corpo.Nesse caso, o iogurte natural sem açúcar pode ser a grande solução, uma vez que ele age reduzindo os níveis desse gás .

SUCO

Suco de limão
O limão tem poder adstringente e bactericida, eliminando bactérias presentes na boca e em todo o sistema digestivo.

9eb5773284fc86041969778c773e7790

Hortelã
A hortelã é amplamente utilizada em tratamentos medicinais, mas também é dotada de diversas propriedades que estimulam o sistema digestivo, além, é claro, de ter um aroma agradável. Dessa forma, ao mastigar as folhas dessa planta, você direciona o suco formado pela saliva para o estômago, acelerando a digestão, e ainda fica com aquele gostinho de frescor na boca.

shutterstock_agua-copo-gelo

Água
Beber bastante água durante o dia é uma ótima saída para evitar a halitose, pois estimula as glândulas salivares e ainda ajuda a eliminar resíduos de todo o nosso organismo, inclusive, da boca.

Agora que você conheceu algumas dicas de como evitar o mau hálito, não deixe de pratica-las todos os dias.