1294

A maioria de nós joga fora os alimentos que ultrapassaram a data de validade. A maior parte dos produtos se conserva mais tempo do que a gente imagina e do que prevê a data de validade e alguns produtos, em função um problema ou de má conservação, podem estar impróprios para consumo bem antes de vencerem.

Não quero instigar ninguém a consumir alimentos vencidos, só estou chamando atenção para o fato de que se eles forem muito bem conservados, sem quebrar a cadeia de refrigeração, eles podem durar um tempinho a mais do que a data prevê. Mas lembre-se, você tem que ter certeza de que eles foram realmente bem conservados. O bom senso é o seu melhor aliado, cheire, olhe e prove antes de querer aproveitar um alimento vencido, o ideal mesmo é se organizar e utilizá-los antes da data!

IOGURTE

Os iogurtes podem ser consumidos entre uma e duas semanas depois da data de validade. Mas lembre-se, os somente aqueles naturais ou à base de frutas, jamais os iogurtes ou sobremesas geladas à base de ovos.

LATAS DE CONSERVA

As latas conservas podem ser consumidas alguns meses depois de vencidas desde que bem guardadas em um local fresco e seco. Mas elas não podem estar furadas, estufadas e nem amassadas.

CHOCOLATE

Se alguns de nós temos o hábito de comer uma barra de chocolate inteira de uma vez, isso não acontece com todo mundo. Para os menos gulosos, saibam que alguns chocolates podem ser guardados até um ano. Eles estarão menos saborosos e serão melhor utilizados em sobremesas. Lembre-se de provar, se estiver com gosto de óleo, descarte sem pena!

PRODUTOS SECOS

Produtos secos como grãos podem durar até um ano. O melhor é conservá-los em recipientes de vidro hermeticamente fechados.

PRODUTOS LIOFILIZADOS

Estes produtos (cafés, purês, sopas em pó, …) podem ser consumidos algum tempo após a data de vencimento desde que não estejam abertos, mas é provável que eles tenham perdido um pouco do sabor.

criana_cafena

QUEIJOS

A duração dos queijos depende muito do tipo de queijo. Os queijos de massa dura se conservam por mais tempo, até alguns meses. Os queijos de massa mole e frescos, apenas alguns dias. De qualquer forma, tudo depende da forma com que foram conservados desde a sua fabricação até o consumo. Faça o teste, mesmos se eles estiverem ainda na validade, seus olhos e seu nariz são os melhores juízes para decidir!

OVOS

Os ovos não são brincadeira!
Depois de cozidos, eles podem durar até uma semana, se conservados em geladeira. Crus, ainda na casca, não deixe passar de 15 dias na geladeira.
Jogue fora imediatamente ovos que tenham a casca quebrada ou rachada. Depois de abertos, as claras resistem até uma semana em geladeira e podem ser congeladas, o que é melhor ainda, já as gemas, duram somente algumas horas em geladeira.

LEITE PASTEURIZADO UHT

A maior parte desses leites tem a validade marcada “melhor consumir antes de” e, neste caso, resistem algumas semanas depois dessa data. De qualquer forma, eles perderão em sabor, vitaminas e sais minerais. Descarte caixas amassadas ou estufadas e prefira consumir antes da data!

BISCOITOS

Biscoitos normalmente podem ser consumidos após a data de validade, desde que o pacote esteja fechado. Para conservá-los por mais tempo e evitar que murchem, guarde em latas forradas com papel toalha absorvente (você pode cobri-los também) para que puxem a umidade.
Se eles estiverem murchos, você pode aproveitá-los em sobremesas tipo pavês ou cheesecakes, mas lembre-se de prová-los antes!

PRODUTOS CONGELADOS

Em geral, os produtos congelados podem ser consumidos em até alguns meses depois de vencidos. O ideal é que você os tenha comprado bem próximos da data de fabricação e que eles tenham sido armazenados em sua casa, assim, você pode ter certeza de que eles ficaram congelados o tempo todo. Se o congelamento foi feito por você, ou seja, eles não tem conservantes, use-os em até dois meses e lembre-se de colocar a data do congelamento na embalagem e dê preferência para o congelamento à vácuo.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://www.receitas-sem-fronteiras.com/artigo-slideshow-160-10-voce-ja-consumiu-alimentos-depois-da-data-de-validade.htm#anchor

Anúncios