saudavel

Existem muitas coisas que escapam do nosso controle no dia-a-dia, como o trânsito, o sono e o mal-humor. Todos esses fatores influenciam muito na nossa concentração e disposição e, às vezes, fica difícil cumprir os horários quando não acordamos bem. 

Por isso, o melhor a fazer é criar uma rotina e se organizar para começar o dia com o pé direito!

Tome café da manhã (mesmo sem fome!)

Mulheres que fazem essa refeição acumulam a energia necessária para cumprir as principais tarefas do dia e ficam menos propensas à obesidade. A importância do café da manhã é quebrar o jejum prolongado que mantermos durante o sono. Quando esse jejum não é rompido, o corpo absorve rapidamente a comida que ingerimos mais tarde, por isso engordamos fácil.

Aplique um protetor com FPS 60

Passar filtro solar nas regiões expostas aos raios ultravioleta- rosto, mãos e braços- é necessidade básica. Essas áreas recebem radiação diariamente. Se não usarmos o produto, podemos ter de manchas a câncer de pele. Mas atenção: invista num protetor com fator 60. Como aplicamos uma camada fina, um filtro com FPS 30 vira 15. O ideal é usar o protetor solar com fator 60 para ficar sempre protegida.

Durma de sete a nove horas por noite.

“Dormir é um remédio para aprender”, destaca Paulo Junqueira, mestre em neurologia pela Unicamp. O sono elimina informações desnecessárias do cérebro e nos ajuda a gravar o que aprendemos ao longo do dia. Quem se priva de dormir no mínimo sete horas corre mais risco de sofrer com transtornos do humor, obesidade, diabetes e hipertensão. ” A falta de sono também desequilibra as emoções, facilitando o surgimento de depressão e ansiedade”, completa.

dormir-scaled500

Aposte em alimentos com ferro

Para melhorar o raciocínio e a concentração, consuma itens ricos nesse mineral. O ferro ajuda a prevenir doenças do sangue, como a anemia, e é encontrado em carnes, vegetais verde- escuros, na gema do ovo e em leguminosas, como o feijão e ervilha.

Escove os dentes três vezes; passe fio dental uma vez.

Essa é a receita do sorriso saudável. O dentista Fábio Masson, especializado em reabilitação oral (SP), explica que só a escovação e o uso do fio dental já são capazes de eliminar os resíduos acumulados entre os dentes, responsáveis pela multiplicação de fungos e bactérias.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Fonte: Revista Máxima, ano 2 nº13, edição 13, junho 2011.