ATE3MOIA1__67804_zoom

A atemóia é da família das anonáceas, possui uma casca rugosa e pontiaguda, como a da graviola, trazendo em seu interior uma polpa branca com sementes negras, é resultante do cruzamento da pinha com a cherimóia, nativa das regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia.

No Brasil as primeiras plantações começaram na década de 60, hoje a área plantada é de aproximadamente um mil hectares, concentrados nas Regiões Sul e Sudeste.

O estado de maior produção de atemóia é São Paulo com 43,8%, Minas Gerais, Paraná e Bahia ficam com 18,8% cada. A plantação da atemóia está restrita em alguns países tropicais e subtropicais, por adaptar-se melhor às condições intermediárias entre a cherimóia (clima subtropical) e a pinha (clima tropical).

Conheça agora os benefícios da atemóia:

  • Fonte de energia (243 calorias em uma unidade de 250 g) consumir com moderação;
  • Auxilia no funcionamento do intestino;
  • Reduz o colesterol alto;
  • Previne gripes e resfriados;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Ela é ótima para os praticantes de atividades físicas em geral.

O melhor jeito de ingerir a fruta é da forma como a natureza nos mandou, pois assim se preservam os nutrientes. Caso você opte pelo suco, por exemplo, a vitamina C se perderá em cerca de 20 minutos a partir do momento em que a bebida foi preparada. Além disso, as fibras presentes também se quebrarão.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

 

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Atemoia

http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/curiosidades-sobre-a-atemoia/648/