Perder-Barriga

Se você já tentou de tudo para perder barriga (remédios, dietas milagrosas e até deixou de comer) A verdade é que não existe pílula de dieta, nem exercício cientificamente comprovados que reduzam a gordura nessa área.

Mas você pode,SIM, se livrar da gordura da barriga. Para entender melhor como isso é possível, vamos falar sobre os tipos de gordura- conhecida no mundo da medicina como tecido adiposo- e sobre os diferentes métodos para perder um pouco desse tecido.

Gordura branca e marrom

A gordura existe em dois tipos básicos: branca e marrom. O tecido adiposo branco faz o que você imagina: armazena energia, 50 gramas contém cerca de 300 Kcal. As células desse tecido tê receptores para insulina, hormônios de crescimento e outros.

Por sua vez, a gordura marrom- encontrada principalmente em recém- nascidos- é uma presença altamente desejável em humanos. Sua função principal é produzir calor. Ela faz isso por ter, dentro de suas células, um número maior de organelas (as mitocôndrias) que convertem substâncias orgânicas em energia.

Acreditava- se que a gordura marrom não existia em adultos, mas em Janeiro de 2014, uma equipe de pesquisadores no Instituto Garvan de Pesquisa Médica, na Austrália, descobriu gordura marrom em adultos; na verdade, quem possui níveis mais elevados dela tende a ser mais magro. Eles estimam que 50 gramas de gordura marrom queimam ( em vez de armazenar) cerca de 300 Kcal por dia.

perimetro_abdominal_1

Gordura subcutânea e visceral  

Ambos os tipos de gordura se distribuem de duas formas no corpo: abaixo da pele (subcutânea) e ao redor dos órgãos (visceral). A gordura subcutânea fica logo abaixo da pele; quando em excesso, ela cria aquela aparência rechonchuda. Os homens tendem a armazenar o excesso de gordura no abdômen, peito e ombros. Isso se chama “distribuição androide de gordura corporal” (lembrando que “androide significa “semelhante ao homem”), e pode levar a uma aparência em forma de maçã. Por sua vez, as mulheres tendem a armazenar os excessos nos quadris e coxas- é a distribuição ginoide de gordura, que gera uma aparência em forma de pera.

Quando se trata da percepção social, um excedente de gordura subcutânea é geralmente visto como pouco atraente, e muitos querem se livrar dele. Ter gordura subcutânea em excesso na barriga não é exatamente saudável, mas não representa qualquer risco adicional do que outras áreas do seu corpo.

A gordura visceral, por outro lado, é completamente diferente. Este tipo envolve e amortece os nossos órgãos internos de todos os choques físicos associados à vida cotidiana. Um excesso de gordura visceral aumenta o risco de pressão arterial alta, diabetes tipo 2, doença cardíaca, demência, certos tipos de câncer e muitos outros problemas de saúde.

Como se livrar dessa gordurinha indesejável:

1- Fazer uma dieta equilibrada e saudável;

2- Evitar alimentos com alto valor glicêmico;

3- Pratique atividade física, todos os dias;

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Fonte:http://gizmodo.uol.com.br/ciencia-gordura-barriga//