fibra2

Acredito que você já ouviu  falar que as fibras fazem bem à saúde e que devem fazer parte do cardápio de qualquer pessoa, principalmente daquelas que querem emagrecer. Saiba mais sobre este assunto.

Existem dois tipos de fibras: a insolúvel, encontrada em grãos integrais (trigo) farelos, verduras, que não se dissolve em água e tem como principal benefício regularizar o funcionamento intestinal, e a fibra solúvel, que se dissolve em água e é encontrada em frutas, na aveia, nozes e nos feijões.

A fibra solúvel também contribui para o equilíbrio da flora intestinal, tem a capacidade de incorporar moléculas de gordura e açúcares ajudando na sua eliminação, prolonga a sensação de saciedade e ajuda no controle de peso.

De uma maneira geral, podemos falar que os alimentos que contêm fibra possuem uma consistência crocante e um sabor levemente adocicado, como é o caso da cenoura e da maçã.

Contudo, é nos grãos que elas aparecem de maneira mais eficaz, como na soja, na lentilha, no arroz integral, na aveia e na linhaça. Vale ressaltar que algumas folhas como a alface e a couve também são ótimas fontes deste nutriente.

fibra1

 

Por que a fibra auxilia na perda de peso?

Ao consumir um alimento que contém fibra, forma uma pasta em seu estômago que faz com que o alimento seja digerido lentamente, resultando em uma absorção gradual do açúcar.

Isso é muito importante, porque quando o açúcar é liberado rapidamente em seu sangue você tem um grande concentração deste e, consequentemente, isso favorece o estoque de gorduras em sua barriga.

Ou seja: fibras fazem o seu estômago digerir lentamente => a absorção de açúcar acontece aos poucos => você não acumula esses açucares na forma de gordura.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://suadieta.com.br/Materias/627/alimentacao/como-as-fibras-ajudam-a-emagrecer