xarope A indústria farmacêutica oferece os mais variados xaropes, mas sábias mesmo eram nossas vovós, que em casa mesmo, com ingredientes da sua horta e do seu pomar, eram capazes de aliviar a tosse ou outro mal estar. Aqui você aprende a fazer o seu próprio xarope caseiro. Antes, ler informações básicas: Posologia Com relação à quantidade que deve ser consumida, a receita traz a indicação para uma pessoa adulta. Crianças e idosos devem consumir a metade da quantidade. Contraindicações Diabéticos e obesos devem evitar o consumo. Para estas pessoas, o ideal é buscar uma solução nos chás que não necessitem adoçar.xarope1 Conservação Após o preparo, deixe o xarope em temperatura ambiente até esfriar, cobrindo com um pano de prato. Em seguida, guarde em um pote de vidro, com tampa. Armazene na geladeira ou em um local arejado, longe do sol e de umidade. Se bem acondicionado, um xarope caseiro pode durar de 2 a 6 meses.

Procure um especialista Apesar do xarope caseiro trazer benefícios para o organismo, lembre- se sempre de consultar um especialista na área de saúde para fazer uma avaliação e saber qual a melhor opção de tratamento para você. Em nenhuma hipótese substitua o tratamento receitado por esse profissional pela receita caseira.

Receita xarope caseiro: AFONIA ( perda parcial ou total da voz)

Misture 1 cenoura ralada, 1 rodela de abacaxi picada, 3 xícaras (chá) de água e leve para ferver em fogo baixo por 5 minutos. Em seguida, coe e acrescente 3 colheres (sopa) de mel. Deixe descansar por 30 minutos e tome 1 colher (sopa) desse xarope a cada 6 horas. Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://pat.feldman.com.br/2008/12/13/xarope-caseiro-contra-tosse/ Revista Saúde de Bolso Especial- Ano 3, nº 7- 2009